Home Investimentos Análise Gráfica – Canais de alta e de baixa

Análise Gráfica – Canais de alta e de baixa

por Leandro Martins
3 min leitura

Análise Gráfica - Canais de alta e de baixaA Análise Gráfica, também conhecida como Análise Técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que este traduz o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam eles os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas ou mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados. O artigo de hoje trata das linhas de tendência e dos canais.

O mercado acionário não se move de uma forma linear por um período prolongado, e sim é composto de “topos” e “fundos” que, pela sua direção, compõem uma tendência. A união dos topos ou dos fundos, formam a linha de tendência. A linha de tendência mensura a velocidade de uma tendência, o chamado “zig-zag”. Formado pela linha de tendência e sua paralela, um canal delimita a área por onde o preço se deslocará. Seu rompimento mostra uma importante indicação de reversão. Confira os exemplos mais comuns:

Canal de Alta - Análise Gráfica

Canal Lateral - Análise Gráfica

Canal de Baixa - Análise Gráfica

Como podemos verificar, os canais nos indicam importantes pontos de reversão. Com isso, podemos efetuar boas compras e vendas de uma ação, justamente tendo em vista a mudança nos preços. Abaixo destaco os canais primários e secundários do Ibovespa de 1995 a 2008. Note que o gráfico deu uma ótima indicação de que as ações iriam cair de forma intensa no ano de 2008 – repare como os preços saíram do canal de alta primário, sinalizando excessos:

Canais do Ibovespa - Análise Gráfica

Em nosso próximo artigo seguiremos na introdução dos conceitos fundamentais da Análise Gráfica, mas já apresentaremos também algumas figuras e formações gráficas e suas análises.

——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.