Home Investimentos Análise Gráfica – Indicadores MACD e IFR

Análise Gráfica – Indicadores MACD e IFR

por Leandro Martins
0 comentário

Análise Gráfica - Indicadores MACD e IFRA Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados. O artigo de hoje será sobre alguns indicadores, como o MACD e o IFR.

MACD (Moving Average Convergence/Divergence)
O MACD significa Convergência e Divergência de duas médias exponenciais, isto é, a diferença entre uma média móvel exponencial de 12 períodos e uma de 26 períodos. Para facilitar a inversão da linha MACD, é atribuída uma linha de alerta que consiste numa média móvel exponencial gerada a partir da própria linha MACD. O sinal de compra ou venda é dado pelos cruzamentos das linhas. Veja um exemplo:

Análise Gráfica - MACD e IFR

IFR (índice de Força Relativa)
Desenvolvido por Welles Wilder, o índice de força relativa é um importante indicador que mede a força de atuação de oferta e demanda, ou seja, é um indicador de sobrecompra e sobrevenda. Ele mede a relação entre os fechamentos em alta e os fechamentos em baixa. Os níveis de sobrecompra e sobrevenda devem ser observados nos topos e fundos anteriores, e não predeterminar como sendo 20 ou 30 e 70 ou 80, como se lê em alguns materiais. Conforme verificado no gráfico abaixo, os níveis deste exemplo são 33 e 73:

Análise Gráfica - MACD e IFR

Indicação mais contundente que os níveis de sobrecompra e sobrevenda são as divergências (diferentes inclinações dos respectivos topos ou fundos).

Análise Gráfica - MACD e IFR

Também é possível traçar, com os valores do IFR, linhas de tendência semelhantes às traçadas nos preços. Repare:

Análise Gráfica - MACD e IFR

Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e demonstraremos novos indicadores.

——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.