Análise Gráfica - Indicadores Momento e OBVA Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.

O artigo de hoje será sobre outros indicadores, como o Momento e o OBV.

Momento
O Indicador de Momento mede a velocidade de deslocamento dos preços, ou seja, sua aceleração e desaceleração. É calculado a partir da diferença entre o preço de fechamento do período atual e o fechamento de x períodos atrás. Considera-se que o Momentum antecipa a ação dos preços em momentos de mudança do mercado, ou de apenas uma desaceleração. Veja um exemplo:

Análise Gráfica - Momento e OBV

Muito similar ao IFR, já demonstrado, apresenta as mesmas 3 indicações:

  • Níveis de sobrecompra e sobrevenda, também necessário o ajuste;
  • Divergências;
  • LTs (linhas de tendência) no indicador.

OBV
O OBV é um indicador calculado com base no volume em função do fechamento de alta ou de baixa, sendo uma confirmação de movimentos. Se o pregão fechou em alta, o volume negociado é adicionado ao OBV; se fechou em baixa, o volume é subtraído do OBV. A interpretação deve ser realizada observando-se a linha do OBV como o volume acumulado pela regra acima, isto é, de soma e subtração de volumes. Veja um exemplo:

Análise Gráfica - Momento e OBV

Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica[bb] e demonstraremos novas ferramentas da análise gráfica.

Leandro Martins
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários