Home Investimentos Análise Gráfica – Indicadores Momento e OBV

Análise Gráfica – Indicadores Momento e OBV

por Leandro Martins
3 min leitura

Análise Gráfica - Indicadores Momento e OBVA Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.

O artigo de hoje será sobre outros indicadores, como o Momento e o OBV.

Momento
O Indicador de Momento mede a velocidade de deslocamento dos preços, ou seja, sua aceleração e desaceleração. É calculado a partir da diferença entre o preço de fechamento do período atual e o fechamento de x períodos atrás. Considera-se que o Momentum antecipa a ação dos preços em momentos de mudança do mercado, ou de apenas uma desaceleração. Veja um exemplo:

Análise Gráfica - Momento e OBV

Muito similar ao IFR, já demonstrado, apresenta as mesmas 3 indicações:

  • Níveis de sobrecompra e sobrevenda, também necessário o ajuste;
  • Divergências;
  • LTs (linhas de tendência) no indicador.

OBV
O OBV é um indicador calculado com base no volume em função do fechamento de alta ou de baixa, sendo uma confirmação de movimentos. Se o pregão fechou em alta, o volume negociado é adicionado ao OBV; se fechou em baixa, o volume é subtraído do OBV. A interpretação deve ser realizada observando-se a linha do OBV como o volume acumulado pela regra acima, isto é, de soma e subtração de volumes. Veja um exemplo:

Análise Gráfica - Momento e OBV

Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica[bb] e demonstraremos novas ferramentas da análise gráfica.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.