Home Finanças PessoaisInvestimentos Análise Gráfica – Suportes e Resistências (2)

Análise Gráfica – Suportes e Resistências (2)

por Leandro Martins
3 min leitura

Análise Gráfica - Suportes e Resistências (2)A Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica, consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que este traduz o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas ou mesmo os investidores[bb] amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.

No primeiro texto desta série, intitulado “Análise Gráfica – Investindo em ações com inteligência”, escrevi sobre a Análise Gráfica e suas características fundamentais. O tema deste artigo refere-se a uma das mais básicas matérias estudadas pela análise gráfica, mas que reflete muito bem a psicologia do investidor. Os níveis de Suporte e Resistência são preços onde ocorrem reversões na tendência da ação, mas que, se rompidos, impulsionam a ação em um grande movimento.

Os níveis de suporte e resistência são extremamente importantes na análise gráfica: são níveis onde geralmente ocorrem reversões, pois servem como barreiras psicológicas onde ocorrem uma maior concentração de ordens de venda (resistência) e de ordens de compra (suporte).

Veja um exemplo de resistência:

Exemplo de Resistência - Análise Gráfica

O rompimento do suporte ou resistência fomenta um abrupto movimento de impulsão. Isso ocorre devido a dois principais fatores: 1) ausência de ordens de venda após o nível de resistência e de ordens de compra após o nível de suporte; e 2) presença de ordens de compra após o nível de resistência (stop dos vendidos a descoberto) e de ordens de venda após o nível de suporte (stop dos comprados). Veja mais um exemplo:

Exemplo de Resistência e Suporte - Análise Gráfica

Após ultrapassados, os níveis de suporte e resistência passam a exercer influência oposta nos preços das ações[bb]. Ou seja, um suporte vira resistência e uma resistência se torna um suporte.

Exemplo de Resistência e Suporte - Análise Gráfica

Em nosso próximo artigo seguiremos na introdução dos conceitos mais fundamentais da Análise Gráfica e focaremos na apresentação do Candlestick, conhecido também como gráfico de velas. Ao final da parte conceitual teremos também exemplos reais e comentários (análises) sobre determinados ativos. Por enquanto, vamos aprender o básico. Até a próxima!

——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.