O que passa pela sua mente quando você lê uma frase assim: “ande com os ricos, e aprenda a ser rico também”?

Na nossa cultura, ainda há muitas pessoas que associam a riqueza com falcatruas, corrupção, e outras coisas do gênero. Para começar, riqueza é uma palavra muito ampla, mas no senso comum quase sempre é associada apenas à quantidade de dinheiro e bens materiais que uma pessoa possui.

Assim, precisamos primeiro corrigir alguns conceitos, e depois falar dos ricos relacionamentos com os ricos.

O verdadeiro conceito de riqueza se confunde com o conceito de prosperidade. Aliás, há alguns dias um amigo me perguntou isso: “Em sua opinião o que é prosperidade”? Eu ainda não havia respondido, mas farei isso por aqui.

A prosperidade (ou verdadeira riqueza) tem íntima relação com a qualidade de vida. Uma pessoa próspera consegue dividir com maestria as várias esferas da vida, de forma a buscar melhoria constante em todas elas.

As características da pessoa verdadeiramente rica

Uma pessoa próspera tem uma família feliz, onde todos se amam e se ajudam mutuamente. Confiança, confidência, respeito e parceira são palavras praticadas diariamente entre os membros desta família.

Uma pessoa próspera tem atitudes humildes, independente de sua posição social. Ela encontra o faxineiro e o empresário, e entende muito bem que independente de suas atribuições (aliás, ambos desempenham tarefas importantes), há um ser humano ali, que merece consideração, cortesia e respeito.

Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Uma pessoa próspera sabe muito bem o valor do trabalho, então faz tudo o que vem às suas mãos com muito zelo e esforço, buscando entregar o melhor, e quase sempre mais do que o esperado.

Uma pessoa próspera sabe também que o dinheiro é um instrumento que ajuda a comprar qualidade de vida, e deve ser estudado, bem administrado e investido de forma tal que se multiplique, gerando ainda mais dinheiro, num ciclo virtuoso.

Uma pessoa próspera sabe que precisa cuidar do seu corpo, que é o seu maior bem. Afinal, sem saúde física e mental, todo o restante estará comprometido. Assim, reserva tempo regular de sua agenda para praticar exercícios físicos, se alimentar bem e dormir o suficiente, dentro de suas possibilidades.

Uma pessoa próspera compreende que, apesar de ser considerada grande por outras pessoas aqui na terra, há coisas no universo que ela não é capaz de compreender, e que dependerão da fé. Por isso busca preencher também a sua esfera espiritual, de forma a desenvolver relacionamento com o Criador.

Relacionando-se com as pessoas verdadeiramente ricas

Agora que exploramos um pouco melhor algumas características das pessoas verdadeiramente ricas, voltemos à questão dos relacionamentos.

Todos nós influenciamos e somos influenciados, mas quando participamos de um grupo social que pensa de forma similar, há um desequilíbrio nessas ações, ou seja, somos muito mais influenciados.

Dessa forma, se convivermos com pessoas de má índole, é bem provável que iremos começar a praticar alguns delitos, dentre outras coisas ruins. Por outro lado, se convivermos com pessoas íntegras, é bem provável que iremos aprender a ser honestos, dentre outras coisas boas.

E como não poderia ser diferente, se convivermos com pessoas verdadeiramente ricas, são grandes as chances de aprendermos com elas, e de nos tornarmos também pessoas ricas.

Leitura recomendada: Entenda o que é felicidade financeira e por quê o dinheiro é tão importante

Não estou dizendo para você deixar de se relacionar com pessoas que pensam e agem diferente do modo como você pensa, ou que estejam desalinhadas com os objetivos de vida que você tem. No entanto, você precisa manter equilibrada a “balança” das influências.

Assim como eu, você é livre para decidir manter contatos frequentes com pessoas que poderão trocar ricas experiências de vida com você, de tal forma que vocês se ajudem mutuamente numa espiral positiva de crescimento.

Conclusão

Pense bem com que tipo de pessoas você deseja manter um contato mais próximo. Como já ficou claro para você o que é ser rico, eu repetirei novamente a frase do início deste texto: “ande com os ricos, e aprenda a ser rico também”.

Me despeço deixando um abraço e também este vídeo bacana do Conrado Navarro:

Assista na TV Dinheirama: 5 Mitos sobre Riqueza que colocam na sua cabeça

Giovanni Coutinho
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários