Durante o ano de 2014, tivemos mais de 2,5 milhões de visitas aos textos publicados no Dinheirama, um recorde para nós que nos deixa muito contentes, principalmente por saber que estamos falando de educação financeira.

Acreditamos no potencial do nosso conteúdo através dos nossos colaboradores e principalmente quando o Navarro e o Ricardo escrevem por aqui. Temos um lema: a educação financeira deve estar ao alcance de todos. Através desse material e atividade, queremos que você, nosso leitor, busque mais qualidade de vida.

Aproveitando o ensejo de final de ano e renovação de esperanças e desejos para o Ano Novo, listo hoje os 10 textos mais lidos em nosso site durante o ano de 2014. Nesta lista, estão presentes apenas os textos escritos nesse ano, pois há vários textos mais antigos e que obtêm muitas visualizações por conta do seu conteúdo relevante.

Os 10 artigos mais lidos no Dinheirama em 2014:

5 Erros que Acabam com o seu Dinheiro antes do Fim do Mês

A regra máxima e mais abrangente da educação financeira defende que as pessoas respeitem os limites de renda. A boa gestão muitas vezes pode ser resumida no indispensável e óbvio hábito de gastar menos do que se ganha. É claro que outras questões, como investir com inteligência ao longo no tempo, também fazem enorme diferença.

Analisando ao longo do tempo algumas características das pessoas que passam por problemas financeiros clássicos (o dinheiro do salário que cai na conta corrente e rapidamente acaba), Ricardo Pereira percebeu que existem algumas razões para a existência de tal situação.

Clique aqui para ver os 5 erros que acabam com seu dinheiro.

5 Erros que Podem Acabar com o Seu Sonho de Ficar Rico

Enriquecer é, certamente, o sonho de muitos brasileiros. Talvez seja o seu também. Mas, será que nos damos conta de que algumas atitudes simples, muitas vezes automáticas, costumam nos afastar desse sonho? São erros clássicos, esquecidos e que merecem atenção.

Os cinco erros comuns são: 1) Sempre financiar os sonhos de consumo; 2) Deixar para investir quando sobra dinheiro; 3) Abrir mão de informações sobre finanças; 4) Acreditar em esquemas mirabolantes de enriquecimento rápido; e 5) Não ter uma reserva de emergência.

Clique aqui para detalhes sobre cada um destes erros.

5 Filmes sobre Superação e Liderança que você deve assistir

Quem não gosta de uma boa história? Nesse texto, Navarro confessa que adora e muitas vezes busca inspiração em filmes e alguns personagens que, de alguma forma, conseguem marcar-lo. Seja porque enfrentaram e venceram muitas dificuldades ou simplesmente porque o filme transmitiu uma mensagem importante, para ele isso dá valor a histórias bem contadas.

Muita gente que acompanha o Dinheirama nos envia mensagens pedindo sugestões de livros e filmes voltados para investidores e empreendedores. Criamos uma lista com 5 filmes que você deve assistir.

Clique aqui para conhecer os 5 filmes.

5 Lições de Jorge Paulo Lemann para atingir o sucesso

Apontado como homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann é um empresário de sucesso aqui e lá fora, e faz bastante tempo. A gestão de seus negócios, sempre pautada pela meritocracia e controle de custos, é um dos pontos fortes de sua biografia. Mas tem mais, muito mais.

Vale notar que muitas das lições passadas por Jorge Paulo e sua história são relativamente simples, embora precisem ser praticadas com dedicação, disciplina e muita determinação – talvez estes sejam os verdadeiros diferenciais. Vale ler esse ótimo texto.

Clique aqui para aprender 5 lições com Jorge Paulo Lemann.

Bolha Imobiliária que nada. É Bolha de Tudo mesmo!

Você também acha que as coisas no Brasil andam caras demais? Carro, casa, alimentos, serviços, a sensação que dá é que nosso dinheiro não dá para quase nada. É esse o seu sentimento por ai?

Navarro escreveu um desabafo sobre esse momento e, principalmente, sobre a falta de perspectivas para equacionar nossa renda e o preço das coisas. Muitos falam em bolha imobiliária, mas ele acha mesmo é que vivemos uma bolha de tudo. Leia o artigo e entenda o que ele quer dizer.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Os mais ricos do mundo e do Brasil em 2014

Nesse texto você terá uma ideia de quem são as pessoas mais ricas do mundo no ano de 2014, o texto foi escrito em Março, e nele Bill Gates era o homem mais rico do mundo.

Você sabe quem é o homem mais rico do Brasil? clique no link abaixo e descubra.

Clique aqui para ler o artigo completo.

5 Livros de Finanças Pessoais que Você Deve Ler

Muitas pessoas defendem que lidar com dinheiro é difícil e requer conhecimentos específicos sobre economia ou finanças que não estão acessíveis a todos. Sejamos sinceros, agir assim é esconder-se atrás de uma desculpa esfarrapada. Não cola!

São muitos os livros e autores de finanças pessoais que merecem destaque e separamos neste texto cinco opções básicas para aprender a olhar para o seu bolso de maneira diferente e começar a estruturar o orçamento. Começando por estes cinco livros, você certamente notará melhoras.

Clique aqui para ver quais são os 5 livros que você deve ler.

Carros: precisamos (mesmo) trocar tanto?

Uma recente pesquisa feita em Julho com consumidores do mundo todo mostrou que os brasileiros trocam de carro a cada 1,7 ano, em média. Os norte-americanos, sempre vistos como consumistas, trocam a cada 3 anos. Some a isso o fato de pagarmos caríssimo nos nossos carros e ficamos diante de uma realidade preocupante.

Leandro Mattera escreveu um excelente artigo questionando as razões que levam os brasileiros a agirem dessa forma e enumerando algumas sugestões para evitarmos o impulso frequente associado à troca do carro.

Clique aqui para ler o artigo completo.

6 Livros que todo empreendedor deve ler

O hábito da leitura é fundamental para criar novos horizontes profissionais, para ter novas ideias e, principalmente, para construir pontes entre os sonhos e a realidade. Se o assunto é empreendedorismo, a relação empreendedor-leitura merece ainda mais destaque.

O Ricardo Pereira fez uma excelente lista de 6 livros essenciais para todo empreendedor. Vale a pena conferir.

Clique aqui e conheça 6 livros essenciais sobre empreendedorismo.

3 Atitudes Capazes de Mudar sua Vida Financeira

Assuntos relacionados ao dinheiro tendem a colocar as pessoas em uma postura defensiva, especialmente quando o orçamento não está em dia. A boa notícia é que é possível mudar a situação das finanças pessoais a partir de atitudes que não têm relação direta com o seu bolso.

Praticar atividades físicas com regularidade, ler mais e manter contato com mentores são exemplos de decisões que trarão benefícios como disciplina, mais capacidade de discernimento, formação de opinião, diminuição da assimetria de informações e mais oportunidades no âmbito geral da vida – o que influenciará o bolso como consequência.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Estes foram os 10 textos com mais visitas no Dinheirama em 2014. Agradecemos sempre a sua confiança, caro leitor, e aproveitamos para agradecê-lo. Você é a parte mais importante de nosso sucesso. Boas festas e feliz 2015!

Foto “Jumping over 2015”, Shutterstock.

Igor Oliveira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários