Home Economia e Política ANP marca leilão de 6 blocos do pré-sal e outras áreas em 13 de dezembro

ANP marca leilão de 6 blocos do pré-sal e outras áreas em 13 de dezembro

Será a segunda vez que a ANP fará um Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção para negociar blocos no pré-sal

por Reuters
0 comentário
Pré-Sal ANP

O Brasil realizará dois novos leilões de blocos exploratórios de petróleo e gás em 13 de dezembro, um deles para a oferta de seis áreas do pré-sal nas Bacias de Santos e Campos, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ambos os certames foram marcados a partir do modelo de concorrência de Oferta Permanente, cujo cronograma é definido depois que empresas manifestam interesse em áreas que estão em constante oferta pela autarquia.

No caso do leilão do pré-sal, serão ofertados, sob contratos de partilha de produção, os blocos Ágata, Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade e Tupinambá, na Bacia de Santos; e Turmalina, na Bacia de Campos.

Será a segunda vez que a ANP fará um Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção para negociar blocos no pré-sal. No primeiro, em dezembro de 2022, foram negociadas quatro áreas, com a arrecadação de bônus de assinatura total de 916 milhões de reais.

Já para o leilão de áreas de fora do pré-sal, serão ofertados sob modelo de concessão acumulação de gás natural de Japiim e 955 blocos exploratórios em diversas bacias sedimentares. Será o 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão. Nos três anteriores, foram assinados 121 contratos de blocos, segundo a ANP.

As empresas já inscritas e interessadas em participar dos dois novos certames terão até 28 de setembro para apresentar declaração de interesse pelas áreas em oferta, acompanhada de garantia de oferta e documentos necessários. Já companhias ainda não inscritas poderão requerer inscrição até 24 de agosto.

No caso do ciclo do pré-sal, há treze licitantes inscritas, aptas a apresentar declarações de interesse sobre os blocos disponibilizados no edital, incluindo companhias como Petrobras, Shell, TotalEnergies, Equinor, BP, dentre outras. Já para o ciclo de concessão, há 82 empresas inscritas e aptas.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.