Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Apagão desta terça interrompeu fornecimento de 16 mil MW, diz ONS

Apagão desta terça interrompeu fornecimento de 16 mil MW, diz ONS

Interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte/Sudeste do Sistema Interligado Nacional (SIN), e as causas estão sendo apuradas

por Reuters
3 min leitura
Energia Transmissão

O Brasil registrou interrupções de fornecimento de energia elétrica em vários Estados na manhã desta terça-feira, somando 16 mil megawatts (MW) de carga interrompida, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Finclass Vitalício Quadrado

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte/Sudeste do Sistema Interligado Nacional (SIN), e as causas ainda estão sendo apuradas.

A recomposição da operação da rede elétrica já foi iniciada em todas as regiões, disse o ONS, com 6 mil MW recompostos até às 9h16.

Distribuidoras de energia comentaram que registraram a ocorrência.

Em nota, a Equatorial Energia afirmou que, segundo informações preliminares, houve atuação do “Esquema Regional de Alívio de Carga”, um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

“Em todos os Estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada”, disse a Equatorial.

Finclass Vitalício Quadrado

A CPFL informou que registrou desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), ocasionando interrupção para parte dos clientes das quatro distribuidoras, CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE.

“A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos e aguarda mais informações do ONS referente a causa”, afirmou.

Já a Enel também verificou o problema, que afetou parte da sua carga nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, e disse que a ocorrência está ligada à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

“A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema”, afirmou a Enel.

“Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, explicou.

A equipe do Ministério de Energia e Energia está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível, disse em nota a pasta.

O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Veja a nota:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.