Home Economia e Política Apagão provocou queda de quase 5% nas vendas no varejo, diz Cielo

Apagão provocou queda de quase 5% nas vendas no varejo, diz Cielo

A análise da Cielo considerou o intervalo entre 8h30 e 15h, período afetado pela falta de energia, e comparou com o mesmo horário de 16 de agosto de 2022, também uma terça-feira

por Reuters
0 comentário
Pessoas em loja de calçados durante queda de energia

O apagão que atingiu 25 Estados do país em 15 de agosto teve um efeito negativo no varejo, reduzindo 4,8% do faturamento do setor, segundo dados da empresa de meios de pagamento Cielo (CIEL3), divulgados nesta terça-feira.

Um desequilíbrio na rede elétrica, cujas causas ainda estão sendo investigadas, prejudicou o suprimento de energia em quase todo o país, com cerca de 19 mil MW interrompidos – equivalente a um quarto dos 73 mil MW de carga registrada no momento da ocorrência.

A falha da distribuição de energia atingiu todos os Estados, com exceção de Roraima. A análise da Cielo considerou o intervalo entre 8h30 e 15h, período afetado pela falta de energia, e comparou com o mesmo horário de 16 de agosto de 2022, também uma terça-feira. Ao considerar todo o dia 15, a queda observada foi de 1,9%, afirmou a Cielo.

A regiões mais afetadas pelo apagão no intervalo observado foram as que apresentaram maior redução na atividade econômica. No Pará, por exemplo, o varejo encolheu 45,3%; no Maranhão, 40,8%. Na Bahia e no Ceará, as quedas nas vendas foram de 29,5% e 29,3%, respectivamente, segundo a empresa de meios de pagamento. Levando-se em conta todo o dia 15, o setor sofreu baixa de 47,8% no Pará, 21,1% no Ceará, 12,9% no Maranhão e 10,6% na Bahia.

Em São Paulo a queda das vendas foi de 2,8% entre os horários analisados e 1,9% ao longo do dia. Já no Rio de Janeiro, houve queda de 0,5% no período de falta de energia, e 0,6% durante o dia, afirmou a Cielo.

“A diferença de performance entre os Estados está diretamente associada ao tempo sem abastecimento de energia. Por isso, vemos os comércios de unidades da federação do Norte e Nordeste com resultados mais negativos, enquanto as vendas em Estados do Sul e Sudeste, por exemplo, sofreram menos o impacto do apagão”, disse Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, em comunicado à imprensa.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.