Os aplicativos (apps) mais inovadores do festival SXSW 2013Como manda a tradição das últimas primaveras, o festival South by Southwest (SXSW) iniciou as apresentações de apps e ações de marketing na sexta-feira passada (08) em Austin, Texas.

O SXSW é um dos maiores eventos de interatividade, internet e tecnologia do mundo, além de servir de palco para grandes lançamentos de aplicativos e serviços online inovadores. O Twitter (você já segue o @Dinheirama?) começou a ganhar espaço por lá em 2007, o Foursquare teve forte presença na edição de 2009 e no ano passado surgiu uma safra de apps sociais baseados em localização, como o Highlight.

As expectativas são grandes para os lançamentos mais inovadores do SXSW 2013. Abaixo você vê cinco destaques do festival apurados pelo Portal EXAME.

Jukebox HeroJukebox Hero

O aplicativo mistura duas paixões dos jovens nos últimos tempos: música e interação social. Nele o usuário pode compartilhar suas listas de músicas e ver a dos amigos, sendo que outras pessoas conectadas podem acrescentar canções à lista. A limitação é que cada pessoa só pode ouvir suas próprias músicas disponíveis no smartphone. O Jukebox Hero ainda informa quando há outros usuários na proximidade e está disponível gratuitamente para iPhone e Android.

ProxToMeProxToMe

Seguindo a tendência de aplicativos baseados em geolocalização de 2012, o ProxToMe também é um app social que permite descobrir outros usuários próximos. Basicamente, ele permite enviar fotos, vídeos e textos aos amigos próximos, além da possibilidade de enviar o mesmo conteúdo em massa para várias pessoas. A grosso modo, o aplicativo é uma mistura de WhatsApp com geolocalização. Está disponível gratuitamente para iPhone e Android.

TakesTakes

Disponível apenas para iPhone, o Takes aproveita a alta do Instagram para criar um serviço parecido, mas utilizando vídeos ao invés de fotos. Com ele, o usuário captura uma série de fotos que são, na verdade, vídeos bem curtos. Depois escolhe uma trilha sonora e os efeitos que quer aplicar as imagens. O aplicativo produz um vídeo com esse conteúdo.

YappemYappem

Esse app sim tem uma proposta diferente. A ideia do Yappem é que o usuário ajude na divulgação e promoção de marcas e produtos em troca de brindes. Quem baixar o aplicativo pode compartilhar recomendações e experiências pessoais com os produtos nas redes sociais. A cada compartilhamento, o usuário recebe “Yappem coins”, uma espécie de dinheiro virtual que pode ser trocado por vale-brindes. A má notícia é para os brasileiros, pois por demandar convênios com lojas e fabricantes o Yappem deve demorar a chegar ao Brasil. Ele está disponível gratuitamente para iPhone.

GravidiGravidi

O primeiro grande destaque exclusivo para iPad vai para o aplicativo que promete visualizações de vídeos interativos. São vídeos combinados com informações e fotos sobrepostas à imagem. Para vê-las, basta que o usuário de um toque na tela ao assistir. Embora esteja chamando bastante atenção pelas possibilidades que o app traz, ele ainda não tem um grande acervo. O Gravidi ainda não está na App Store brasileira.

A cada ano os aplicativos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Será que um desses vai emplacar como o Twitter? Você conhece mais um grande lançamento? Compartilhe sua aposta nos comentários abaixo. Até a próxima.

Fonte: EXAME. Foto de freedigitalphotos.net.

Willian Binder
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários