Aposentar é mais do que você imagina!

Aposentar-se é muito mais que envelhecerCelso comenta: “Navarro, recentemente tive uma conversa, sobre questões que envolvem aposentadoria, bastante amistosa com um amigo. Somos jovens e fiquei com a impressão de que o verbo aposentar nos remete a um futuro muito distante, longe demais. Sei que pensar assim limita nosso planejamento de longo prazo. Gostaria de ler um artigo seu sobre a questão. Abusando das verdades de Pai Rico[bb], aposentar é uma palavra ‘lenta’?”

Jovem que sou, reconheço a dificuldade de planejamento para o longuíssimo prazo. Encontrei-me diante deste ponto fraco há alguns anos e vislumbrei apenas duas alternativas para deixar de lado a dificuldade de enxergar longe: ou eu vivo o momento e deixo o futuro lá para o futuro ou passo a acreditar na idéia de que aposentar não significa que chegou a hora de “ficar velho”. Sou do tipo que acredita que tudo é relativo.

Ainda com vinte e tantos anos, qual o sentido de nos imaginarmos cheios de netos, bisnetos e com idade avançada? Soa como um exercício difícil demais para quem ainda convive em grande harmonia com seus avós e bisavós. A inexperência, situação humana essencial para o amadurecimento, é normal. Procuro, então, encarar o longo prazo como uma missão prazerosa, parte de um plano e não fruto da mera ação do tempo. Assim deve ser a relação entre dinheiro[bb] e futuro. Explico.

Aposentar?
Antes, entremos em um acordo. Vamos optar por deixar de lado a palavra aposentadoria e trocá-la simplesmente por futuro? Aposentar, seja lá o que isso signifique, pode não ser algo certo ou com o que lidamos diariamente. Já o futuro, ainda que visto apenas como o simples próximo minuto, sempre chega e está presente em nosso dia-a-dia!

Palavras trocadas, sentidos ambíguos e opinião diferente. Sou assim. Tudo para resumir uma Grão

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Vídeos gratuitos sobre educação financeira TV Dinheirama

Aprenda de forma simples e interativa, alguns assuntos que irão fazer toda a diferença no dia a dia na sua relação com o dinheiro. Investimentos, finanças comportamentais, empreendedorismo, liderança, dicas práticas e muito mais. Clique no botão abaixo, assista e assine o canal gratuitamente para receber os novos videos diretamente no seu e-mail.

Assista grátis Ok