Home Finanças Pessoais App eSocial Doméstico: empregador pode fazer tudo pelo celular

App eSocial Doméstico: empregador pode fazer tudo pelo celular

por Conrado Navarro
0 comentário

O App eSocial Doméstico, disponível para smartphones iOS e Android, permite gerenciar tudo pelo celular. Faça o download e experimente.

Agora o empregador doméstico pode realizar o controle de empregados e administrar a folha de pagamento sem precisar de um computador para acesso ao site. O governo federal lançou o App eSocial Doméstico, que pode ser encontrado nas lojas Apple Store e Google Play.

Segundo a Receita Federal, o App eSocial Doméstico permite que o empregador doméstico possa fechar a folha mensal do seu empregado direto do smartphone de qualquer lugar, bastando para isso conexão com a Internet.

João Paulo Ferreira Machado, coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista, comentou no lançamento do app que “todo o procedimento pode ser iniciado e concluído em poucos minutos. Também é possível fazer, no próprio celular, o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) no aplicativo do banco de preferência”.

Crie sua reserva financeira: experimente o App gratuito Grão (clique aqui)

O sistema eSocial conta hoje com 1,5 milhão de empregadores domésticos e foi lançado em 2015, com objetivo de integrar e facilitar o processo de gestão de empregado doméstico e regularizar sua contratação, além de auxiliar também no recolhimento do INSS, cálculo de férias e etc.

O empregador deve acessar o eSocial todo mês e nele lançar a folha de pagamentos da competência atual. Na funcionalidade de Folha de Pagamento, o empregador tem campos em que pode detalhar horas extras, faltas e outros registros importantes. 

App eSocial Doméstico: funcionalidades disponíveis

Para muitos brasileiros, o App eSocial Doméstico será a oportunidade de administrar direto do celular, podendo realizar as seguintes operações:

  • Alteração salarial dos empregados;
  • Fechamento das folhas de pagamento;
  • Reabertura das folhas de pagamento;
  • Geração das guias de recolhimento (DAE);
  • Consulta da situação do pagamento das guias de recolhimento (DAE).

O DAE, ou Documento de Arrecadação do eSocial, é a guia de recolhimento que já contempla todos os tributos e o FGTS relacionados à folha de pagamento do empregador doméstico. Nela estão FGTS, Seguro contra acidentes de trabalho, INSS devido pelo empregador, INSS devido pelo empregado e o Imposto de Renda Pessoa Física (se o salário for maior que o limite de isenção).

App eSocial Doméstico: download

Para fazer download do App eSocial Doméstico, basta procurar pelo seu nome na loja de seu celular. O aplicativo está disponível gratuitamente tanto para aparelhos iOS (Apple) quando Android (sistema operacional do Google).

Para acessar o aplicativo depois do download, use as mesmas informações de cadastro/uso no site: CPF do empregador, código de acesso e senha.

Conclusão

Compreender como funciona o eSocial Doméstico é fundamental para o empregador, e agora você pode ter o App instalado direto em seu celular, o que facilita bastante no dia a dia. O objetivo deve ser sempre manter-se em dia com suas obrigações e, assim, evitar possíveis problemas trabalhistas.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.