Home Empresas Apple é processada junto a Visa e Mastercard em caso antitruste sobre taxas de cartões

Apple é processada junto a Visa e Mastercard em caso antitruste sobre taxas de cartões

A Visa e a Mastercard, em troca, pagaram à Apple uma parte das taxas de transação pelas compras feitas em suas redes por consumidores

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Thomas White/Ilustração/Arquivo)

Apple (AAPL; AAPL34) , Visa e Mastercard (MA; MSCD34) foram alvo de uma nova ação coletiva que as acusa de conspirar para impedir a concorrência nos serviços de rede de cartões de pagamento nos pontos de venda, levando comerciantes a pagarem taxas artificialmente mais altas para transações com cartões de crédito e débito.

Em uma queixa apresentada na quinta-feira em um tribunal federal dos Estados Unidos em Illinois, a varejista de bebidas Mirage Wine & Spirits afirmou que a Apple fez acordos ilegais com a Visa e a Mastercard para evitar competir com as duas empresas de cartões de crédito.

A Visa e a Mastercard, em troca, pagaram à Apple uma parte das taxas de transação pelas compras feitas em suas redes por consumidores usando o serviço de carteira móvel da Apple, de acordo com o processo.

A reclamação alega que a Visa e a Mastercard pagaram à Apple o que equivalia a um “suborno em dinheiro muito grande e contínuo” de centenas de milhões de dólares por ano.

Ao contrário dos iPhones da Apple, os dispositivos Android, do Google, permitem carteiras móveis de terceiros, afirmou o processo.

Representantes da Apple, Visa e Mastercard não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Os advogados que representam a Mirage Wine & Spirits também não comentaram de imediato. A ação, movida em nome de um grupo de “pelo menos muitos milhares” de comerciantes, busca indenização por prejuízos sob a lei antitruste norte-americana.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.