Home Empresas Apple retira WhatsApp e Threads de loja de apps na China após ordem de Pequim

Apple retira WhatsApp e Threads de loja de apps na China após ordem de Pequim

Os quatro aplicativos continuam disponíveis em Hong Kong e Macau, as duas regiões administrativas especiais da China

por Reuters
0 comentário
WhatsApp

A Apple (AAPLAAPL34) removeu o WhatsApp e o Threads, ambos da Meta (METAM1TA34), da App Store na China após receber ordens do governo chinês, que citou preocupações com a segurança nacional, afirmou a companhia nesta sexta-feira.

Os aplicativos de comunicação Telegram e Signal também foram removidos da loja nesta sexta-feira, de acordo com as empresas de rastreamento de aplicativos Qimai e AppMagic.

A remoção dos quatro aplicativos sugere uma intolerância crescente por parte do governo da China em relação a pelo menos alguns serviços de mensagens estrangeiros que estão fora de seu controle.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

Outros aplicativos da Meta, incluindo Facebook, Instagram e Messenger, permaneciam disponíveis para download, de acordo com verificações da Reuters nesta sexta-feira. Muitos outros aplicativos populares desenvolvidos por empresas ocidentais, incluindo YouTube e X, também estavam disponíveis.

Não ficou imediatamente claro como WhatsApp e o Threads podem ter causado preocupações de segurança para as autoridades chinesas.

“A Administração do Ciberespaço da China ordenou a remoção desses aplicativos da loja da China com base em suas preocupações com a segurança nacional”, disse a Apple em um comunicado enviado por email. “Somos obrigados a seguir as leis dos países em que operamos, mesmo quando não concordamos”, disse a empresa.

A Meta se recusou a comentar e encaminhou os questionamentos à Apple. A Administração do Ciberespaço da China também não se pronunciou.

Nenhum dos quatro aplicativos é amplamente utilizado na China – onde o WeChat, da Tencent, é de longe o serviço mais usado.

Muitos aplicativos estrangeiros são normalmente bloqueados nas redes chinesas e só podem ser usados com uma rede virtual privada ou outras ferramentas.

Os quatro aplicativos continuam disponíveis em Hong Kong e Macau, as duas regiões administrativas especiais da China.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.