Aprender a investir requer dedicação, treino e paciênciaVocê já parou para pensar nas razões que fazem você investir? Arrisco-me a dizer que não investimos pelo dinheiro, tão somente para vermos um valor maior em nossa conta no banco. Investimos pelo que o dinheiro pode nos proporcionar em termos de segurança, consumo e tempo livre para fazermos o que gostamos. Qualidade de vida, concorda?

Assumir riscos, adquirir conhecimento e fugir do “arroz com feijão” é algo inerente para que você consiga resultados melhores e tire seu patrimônio do trivial. Não existem ganhos maiores sem que haja um esforço maior por parte do investidor. Apesar de óbvia, essa afirmação é ignorada por muitos investidores iniciantes.

Mas isso é somente um conceito para o investidor? Creio que não. Insisto: só há ganho se houver esforço. Ok, por mais que já estejamos carecas de tanto ouvir esse discurso, esquecemos de tudo isso quando iniciamos uma nova atividade.

Olha que interessante o que vou contar. Estou aprendendo a tocar um instrumento e percebo nesta nova atividade muitas atitudes que tomei quando comecei a investir e que terei que tomar novamente para que eu consiga obter sucesso nessa nova empreitada.

Seguem algumas dicas para você que está começando a investir, a tocar viola ou seja lá o que for:

  • Para treinar no mercado, assim como no aprendizado de um instrumento musical, só se aprende fazendo, operando, treinando;
  • No começo, você não vai ganhar. Você vai ter que se contentar em perder pouco. Ninguém será um Almir Sater ou uma Helena Meireles nas primeiras notas;
  • Para executar as músicas da maneira como elas devem ser, você precisa treinar lentamente para entender o que está acontecendo; no mercado, não vá com muita sede ao pote e não queira abraçar o mundo com as pernas.

O recado é: treine, dedique-se e pesquise. O Google e o Youtube têm se tornado cada dia mais uma ótima escola para qualquer coisa que você deseja aprender.

Ah, se você ficou curioso pra saber como estou lidando com o aprendizado, assista ao vídeo abaixo:

Até a próxima. Abraços. Foto de freedigitalphotos.net.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários