É sempre motivo de felicidade poder responder diretamente dúvidas de nossos leitores, ainda mais contando com o apoio de profissionais qualificados do mercado, gente que entende a prática das decisões de investimentos de gente como eu e você.

Recebemos muitos e-mails e mensagens e algumas dessas dúvidas foram encaminhadas para a Sandra Blanco, Consultora de Investimentos da Órama, com o pedido de que ela fizesse um vídeo para respondê-las. Foram perguntas interessantes, algumas delas recorrentes. Veja:

  • “Sandra, tenho 22 anos e consegui uma boa oportunidade de trabalho. Quero montar um planejamento de longo prazo já pensando na aposentadoria. Pretendo guardar dinheiro pelo menos por 30 anos antes de me aposentar. É verdade que nesse início devo procurar investimentos mais arrojados?” (Ana Beatriz, de Ohio/EUA);
  • “Em momentos de crise devemos pensar nos investimentos de maneira diferente do que nos períodos de bonança e crescimento? Digo isso porque todos dizem que é fundamental ter um planejamento de longo prazo, mas nesse período muita coisa acontece, até porque eu acredito que as melhores oportunidades surgem quando as crises aparecem. Estou certo?” (Nilo Avalone, de Curitiba/PR);
  • “Sandra, eu continuo preocupado com os rumos da inflação, principalmente quando passarmos o período de Eleições. Se o cenário piorar e a inflação não ceder, qual o caminho que o investidor deverá optar?” (Walace Coutinho, de Búzios /RJ);
  • “Muito se falou, alguns anos atrás, sobre alguns índices que representavam o crescimento específico de alguns setores, entre eles o ‘Índice Batom’, que acompanhava o crescimento do mercado de cosméticos. É possível identificar esses crescimentos pontuais de alguns setores? Como um investidor pequeno pode se beneficiar disso?” (Alana Naves, de São Paulo/SP)

Acompanhe o vídeo gravado pela Sandra Blanco com as respostas:

Ajuda para escolher os melhores investimentos

Muita gente quer investir, mas não sabe ao certo o melhor investimento e não entende por onde começar. Algumas perguntas como “Onde? Quanto? Como começar?” estão sempre presentes e são importantes para o investidor.

Se você procura uma ferramenta com simulações e, mais do que isso, um suporte nesta escolha que podem fazer muita diferença, recomendamos conhecer a ferramenta “Portfolio Ideal” (clique para conhecer melhor), criada pela Órama com o intuito de justamente de auxiliar o investidor neste começo.

Você também pode tirar suas dúvidas sobre investimentos mandando uma mensagem diretamente para a Sandra Blanco (clique aqui para isso). Se preferir, pode também visitar uma nova página especial, com vídeos e eBooks gratuitos repletos de muito conteúdo de primeira. Acesse “Mercados e investimentos: como ganhar dinheiro no atual cenário econômico” (clique).

Um ótimo final de semana e até a próxima! Foto “Accounting”, Shutterstock.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários