Finclass Vitalício Black Topo Desktop F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-970x90 1
Home Economia Argentina freia expansão da base monetária para baixar inflação

Argentina freia expansão da base monetária para baixar inflação

O anúncio foi feito depois que uma série de cinco meses de desaceleração da inflação terminou em junho, quando ela foi maior do que em maio

por Reuters
3 min leitura
Nota de 100 pesos aparece junto com notas de 100 dólares
Nota de 100 pesos aparece junto com notas de 100 dólares
Nota de 100 pesos aparece junto com notas de 100 dólares (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian/Foto ilustrastiva)

A Argentina deixará de expandir sua base monetária como parte da campanha do governo para combater a inflação, disse o ministro da Economia, Luis Caputo, na plataforma de mensagens X neste sábado.

Finclass quadrado Vitalício F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-300x250 1

“A partir de agora, a quantidade de dinheiro fica igual ou se reduz — se o banco central (BCRA) vender dólares” no mercado de câmbio oficial conhecido como Mulc, escreveu Caputo.

Se o BCRA comprar dólares no Mulc, acrescentou Caputo, a emissão de pesos equivalentes será esterilizada com a venda de dólares equivalentes num mercado em que as transações em dólares são liquidadas em dinheiro.

A política entrará em vigor na segunda-feira.

O anúncio foi feito depois que dados oficiais publicados na sexta-feira mostraram que uma série de cinco meses de desaceleração da inflação terminou em junho, quando a inflação foi maior do que em maio.

Desde que o presidente libertário Javier Milei assumiu no final do ano passado, a inflação diminuiu drasticamente na Argentina, desacelerando de 25,5% em dezembro para 4,2% em maio. A taxa de junho foi de 4,6%.

Finclass quadrado Vitalício F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-300x250 1

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.