A Arm Holdings tem como objetivo conquistar mais de 50% do mercado de PCs Windows em cinco anos, disse o presidente-executivo da projetista de chips, enquanto a Microsoft (MSFT; MSFT34) e seus parceiros de hardware se preparam para lançar um novo lote de computadores baseados na tecnologia da empresa britânica.
A demanda pelo uso da tecnologia da Arm em computadores pessoais recebeu um impulso depois que a Microsoft revelou planos ambiciosos no mês passado para lançar uma nova geração de PCs com recursos de inteligência artificial para competir com a Alphabet e a Apple.
O Windows agora será executado em chips projetados pela Arm, cuja tecnologia impulsionou o surgimento dos smartphones. Os chips fabricados pela Intel dominam o setor de PCs há décadas e, se a iniciativa da Arm for bem-sucedida, ela reordenará o mercado.
“A participação de mercado da Arm no Windows – acho que nos próximos cinco anos poderá ser superior a 50%”, disse o presidente-executivo, Rene Haas, à Reuters.
A Microsoft assumiu um compromisso significativo para garantir que sua tecnologia alternativa à tecnologia x86 da AMD e da Intel seja adotada pelos consumidores, criando um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software para possibilitar a produção de programas que funcionem em chips baseados na Arm.
“Eles (a Microsoft) foram muito além de tudo o que tinham (em ferramentas para desenvolvedores) e realmente se empenharam nisso nos últimos dois anos”, disse Haas. “Eles estão muito, muito comprometidos do ponto de vista do software.”
A Microsoft e os fornecedores de hardware estão seguindo os passos da Apple. A empresa obteve sucesso com a introdução de designs Arm. Ela vende máquinas com seus processadores “M Series” há cerca de quatro anos e esses chips oferecem duração da bateria mais longa e rápido desempenho.
A Qualcomm projetou o primeiro chip baseado em Arm para apresentar aos consumidores e às empresas as novas máquinas Arm baseadas em Windows, mas outros fornecedores virão em seguida, disse Haas.
A Microsoft também tem uma série de fabricantes de dispositivos inscritos para vender máquinas com o sistema baseado em Arm, como a Asus e a Dell Technologies.