É bom ser uma empresa independente, sem qualquer vínculo com outras instituições financeiras. Dessa forma podemos abordar assuntos delicados sem nos preocuparmos com os conflitos de interesses.

Sempre bom lembrar que nosso objetivo é aconselhar nossos leitores sobre as melhores formas de construir riqueza através dos melhores investimentos disponíveis para cada perfil de investidor.

Conselheiro perigoso

O desafio, entretanto, é que hoje, grande parte das pessoas buscam aconselhamento com seus gerentes de banco.

E bem ao contrário do que escrevemos acima, eles não são nada independentes, ou seja, trabalham para o banco, têm metas (agressivas) a cumprir, e disso depende seus salários e sua permanência no emprego.

Agora pense comigo: se é assim, ele está realmente preocupado em indicar para você os melhores e mais rentáveis investimentos para o seu perfil? Ou está interessando em bater o quanto antes suas metas para garantir seu salário e posição?

Ainda assim, você é livre para se aconselhar com quem desejar. Aliás, se você estiver bem informado sobre os produtos financeiros, você poderá conversar com seu gerente de banco sem correr o risco de ser apanhado por algumas armadilhas.

Uma conversa de igual para igual

Para você ter uma ideia do tipo de conversa que você precisa conduzir com seu gerente, veja se está confortável em contrapor as propostas deles, com estes tipos de questionamentos:

  • Quais seriam outras opções de investimentos para o meu perfil? Gostaria de entender as comparações.
  • Quanto custa a aplicação? Ou: você pode listar todas as taxas que me serão cobradas caso eu faça a aplicação?
  • Como funciona o pagamento de impostos? Quais são os impostos e qual a vantagem desse produto em relação a outras aplicações, no que diz respeito aos impostos?

Você também precisa conhecer também as 3 principais armadilhas montadas pelos bancos para pegar o seu dinheiro. Elas tem nome:

  1. Títulos de capitalização (todos);
  2. Previdência privada (casos específicos);
  3. Poupança (rentabilidade negativa);

Um presente para você

O seu dinheiro está aplicado em algum desses produtos? Você tem dificuldades em contra argumentar com seu gerente de banco com as perguntas exemplificadas mais acima?

Então você não pode deixar de acessar o relatório que preparamos para te ajudar a defender o seu próprio dinheiro, e também a investir da forma certa, em produtos verdadeiramente rentáveis.

Clique aqui e siga as instruções para garantir a sua cópia gratuita. Bons investimentos e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Empiricus Research
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.