Home Finanças Pessoais As 4 fatias mais importantes do círculo da vida

As 4 fatias mais importantes do círculo da vida

por Janaína Gimael
3 min leitura

O que é uma vida rica, plena e equilibrada para você? Falamos sempre que estes conceitos variam muito de pessoa para pessoa, não é mesmo?

Há alguns pontos, porém, que inegavelmente são fundamentais para que a vida de qualquer um de nós esteja bem equilibrada. No mundo ideal eles precisam ter pesos de certa forma semelhantes para que a balança da vida não penda demais para um lado ou outro, para que o nosso círculo diário, tal como uma pizza, fique preenchido perfeitamente e não com buracos que farão falta!

Vejamos estes pontos: sa√ļde f√≠sica, sa√ļde mental e espiritual, sa√ļde financeira e relacionamentos.

Pense que sempre que um deles não vai bem, os outros acabam de certa forma sendo afetados também. E sempre que nos dedicamos demais a um só deles, acabamos negligenciando um pouco todos os outros. Complicado, né?

Mas calma que dá para equilibrar um pouco melhor!  Te convido a usar estes próximos minutos para pensar em como você tem cuidado destas partes tão importantes, ok?

1¬™ Fatia: Sa√ļde f√≠sica

A sa√ļde f√≠sica √© a base para todo o resto na vida. Podemos ter dinheiro, amigos, diversas possibilidades a escolher, mas se estivermos com a sa√ļde debilitada nada disso ser√° suficiente para preencher o restante.

√Č importante, portanto, que fa√ßamos um exame de consci√™ncia agora para saber o quanto temos cuidado de nossa sa√ļde f√≠sica. Isso significa especialmente adotar uma alimenta√ß√£o mais saud√°vel, realizar exames de rotina e praticar exerc√≠cios f√≠sicos.

Você já conseguiu inserir algo simples como uma caminhada em seu dia a dia? Conseguiu se organizar para dormir uma quantidade mínima de horas por noite? Começou a tentar parar de fumar?

Caso ainda n√£o tenha alcan√ßado estas metas, que tal come√ßar j√°? N√£o h√° pessoas bem sucedidas que estejam prontas para gozar do sucesso adquirido sem que exista um tempo m√≠nimo para cuidar da sa√ļde, caso contr√°rio o que vemos s√£o aqueles exemplos de executivos e empres√°rios sempre prestes a ter uma s√≠ncope, um surto emocional e f√≠sico. Para que voc√™ possa aproveitar ao m√°ximo as tantas riquezas que a vida lhe possibilita, comece j√°¬† a fazer escolhas melhores nesta √°rea, combinado?

2¬™ Fatia: Sa√ļde mental e espiritual

A sa√ļde mental e a sa√ļde f√≠sica s√£o quase ‚Äúirm√£s siamesas que dividem √≥rg√£os importantes‚ÄĚ. Uma depende da outra para continuar bem!

A forma como cuidamos de nossos pensamentos acaba gerando reflexos comprovados cientificamente para nossos corpos, portanto, é fundamental cuidar bem do que pensamos, cultivar boas ideias, nos afastar ao máximo de notícias negativas e de pessoas tóxicas. Muitas das pessoas  bem sucedidos adotam práticas como a meditação, fazem exercícios de auto-conhecimento constantes, e acreditam que há muito mais do que um mundo físico que precisa ser cuidado. Independente do que você acredite, é fundamental entender que não somos apenas aquilo que conseguimos ver.

Tudo aquilo que temos internamente, como pensamentos, energias e crenças, responde por uma fatia imensamente importante em nosso círculo da vida.

3¬™ Fatia: Sa√ļde financeira

OK, como voc√™ est√° aqui no Dinheirama, muito provavelmente se preocupa em entender um pouco mais de educa√ß√£o financeira, o que j√° √© um passo incr√≠vel para conquistar uma boa sa√ļde financeira. E por que esta parte √© t√£o importante quanto a sa√ļde f√≠sica ou mental? Simplesmente porque √© imposs√≠vel ficar equilibrado e tranquilo quando h√° problemas financeiros nos preocupando.

Mais do que conquistar riqueza ou multiplicar investimentos, este ponto se relaciona a quest√Ķes b√°sicas que muita gente ainda n√£o consegue resolver, como gastar menos do que ganha, n√£o ter um padr√£o de vida superior ao que pode manter, n√£o fazer d√≠vidas sem sentido, poupar para uma reserva de emerg√™ncia.

Veja que são pontos básicos, mas infelizmente na maior parte das escolas eles ainda não são ensinados. E nem em casa, quando os pais ou tutores não os aprenderam durante a vida. E como podem fazer diferença no equilíbrio de uma família! Portanto, se com relação a esta parte, você já conquistou certo conhecimento, que tal aproveitar e repassá-lo a quem ainda não conseguiu?

4ª Fatia: Relacionamentos

Finalmente, vamos falar da √ļltima parte do c√≠rculo da vida: relacionamentos. As pessoas com quem nos relacionamos s√£o respons√°veis por muito do que vivemos.

Desde que √©ramos crian√ßas, aprendemos uma s√©rie de coisas com nossos pais que carregamos at√© hoje no inconsciente. E dependendo das pessoas com quem convivemos, tendemos a ver a vida de formas t√£o diferentes que chega a ser inacredit√°vel! J√° falamos de cont√°gio social financeiro, j√° falamos de rela√ß√Ķes t√≥xicas, j√° falamos de formas diferentes de lidar com as mesmas quest√Ķes, de fazer planos, de usar o tempo.

Todos estes pontos têm a ver com relacionamentos, pois dependendo de quem tivermos ao lado de forma constante, tenderemos a pender mais para um lado ou para outro.

Procure, portanto, escolher melhor com quem conviver, ter mais discernimento de quem deve ouvir ou apenas ignorar, procurar quem venceu batalhas que você enfrenta hoje ou chegou onde você gostaria de estar.

Foque em exemplos positivos! Você vai ver que daqui um tempo isso fará toda a diferença. Vamos juntos neste aprendizado?

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.