Home Finanças Pessoais As 5 mentiras que te contaram sobre dinheiro

As 5 mentiras que te contaram sobre dinheiro

por Nathalia Arcuri
3 min leitura
Foto Shutterstock

Você nasceu, curtiu sua infância e de repente se viu adolescente tendo que administrar pouco, algum ou muito dinheiro. Foi aí, neste momento (ou quem sabe um pouco antes), que as mentiras começaram.

Sim, mentiram a vida inteira para você e agora tudo aquilo em que você sempre acreditou será levado artigo abaixo. Será que você está preparado para a verdade? Ah, as mentiras estão ranqueadas das mais brandas para as mais graves.

Mentira 5: Orçamento é coisa de pobre

Oi? Se ninguém nunca te contou essa mentira, que bom! Pelo menos dessa você se safou. Mas a verdade é que muita gente acredita piamente que planejar o orçamento, colocar ganhos, gastos e investimentos no papel é coisa de gente que precisa contar trocados no fim do mês.

Mentira, e das grandes. Os homens mais ricos do mundo fazem o próprio orçamento ou contratam quem o faça (com números que não cabem na calculadora, é verdade), analisam os ganhos, as perdas, observam o mercado e tomam decisões que vão multiplicar ainda mais o já abastado patrimônio.

Se você nunca parou para fazer o próprio orçamento, essa é a hora de passar a ter controle sobre a sua própria vida financeira.

Mentira 4: Independente financeiramente é quem pode pagar as próprias contas e não depende de ninguém

Quem conta essa mentira deveria ser preso por atentado violento à verdade (eu daria pena de, no mínimo, uns 5 anos). Se você já caiu nessa balela, quero te convidar ao esclarecimento da veracidade dos fatos: independente, como o próprio adjetivo diz, é quem não depende.

Ou seja: não depende do salário, nem da empresa, não depende dos parentes, não depende do marido, não depende da esposa, não depende dos filhos e assim por diante. Fico particularmente incomodada com essa mentira porque ela gera uma falsa sensação de segurança que, no futuro, se transforma na derrocada de grandes profissionais, pais, avós, amigos e etc.

Quem acredita na mentira da independência baseada no salário que ganha hoje vai se surpreender negativamente na hora em que for arrebatado pelo tempo. Acredite, o tempo vai chegar e quando isso acontecer tudo o que você vai querer é ser independente de verdade.

Para ficar claro: só é independente financeiramente quem pode viver apenas das receitas geradas pelo capital investido ou da receita gerada com o próprio patrimônio. Para resumir: é aquele sujeito que pode decidir se vai ou não continuar trabalhando sem colocar o próprio padrão de vida em jogo.

Mentira 3: O barato sai caro

Quem espalha essa mentira por aí talvez nunca tenha comprado barato e não faz a menor ideia se sai caro mesmo. A verdade é que o caro pode sair caro e o barato também pode sair caro se você não souber comprar. Discriminar um produto pelo preço é a premissa do preconceito e da preguiça.

Dá trabalho pesquisar preço e qualidade, por isso é mais fácil mentir para os outros e para si mesmo. Por experiência de alguns anos aplicando a educação financeira na minha vida e no Me Poupe posso afirmar com convicção: o barato só sairá caro se você não se empenhar em buscar o melhor custo-benefício.

Prova disso são produtos de limpeza de marcas desconhecidas, produzidos pelos mesmos fabricantes das grandes marcas. Olhe o rótulo e você vai ficar boquiaberto, pensando: “como eu pude ser tão ingênuo”?

Mentira 2: Quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro

Se alguém te disse isso para justificar tudo o que gostaria de realizar, mas nunca teve condições, sinto muito lhe dizer: essa pessoa mentiu. O indivíduo que trabalha com foco, determinação, planeja as ações e gerencia o próprio tempo ganha dinheiro, depois o multiplica, ganha mais e multiplica de novo. Simples assim.

Mentira 1: Dinheiro não traz felicidade

As pessoas adoram contar essa mentira por aí, principalmente as que nunca tiveram dinheiro. Longe de mim afirmar que o dinheiro é o único caminho para a felicidade, mas se apoiar em uma máxima que nem sequer foi comprovada é participar do jogo da mentira e deixar de se permitir tentar ser feliz com mais recursos.

Você sabe, a mentira tem perna curta e você só vai saber disso quando provar aos mentirosos que estavam todos enganados.

Se não há mais espaço para as mentiras na sua vida, convido você a pesquisar mais sobre o mundo do planejamento financeiro lá no Me Poupe! É barato, não sai caro, dá pouco trabalho e ainda pode trazer felicidade. Até a próxima!

Foto: Closeup portrait elderly, shocked senior business man, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.