Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Finanças Pessoais As crianças, o consumismo e os presentes de Natal

As crianças, o consumismo e os presentes de Natal

por Bernadette Vilhena
3 min leitura

As crianças, o consumismo e os presentes de NatalJá escrevi em artigos aqui no Dinheirama sobre os perigos do consumismo entre crianças e adolescentes. O Natal se aproxima e traz consigo a conhecida correria em busca dos presentes! A propaganda em massa destinada ao público jovem se intensifica nessa data e os pais precisam saber que os adultos possuem uma capacidade intelectual e emocional maior do que a das crianças para resistirem aos atrativos dos comerciais e da decoração das lojas. Pelo menos esperamos que sim!

Finclass Vitalício Quadrado

Vemos as crianças muito animadas e ansiosas pela chegada do dia 24 de dezembro, mas presenciamos também pais não muito confortáveis em suas decisões de compra. Essa data é um ótimo momento para trabalhar alguns conceitos de Educação Financeira com os jovens. Os motivos do desconforto que atinge muitas famílias giram em torno das dúvidas em relação aos valores dos presentes, da falta de recurso financeiro para atender ao pedido dos filhos e a arriscada decisão de encarar um endividamento nesse momento.

O ideal seria fazer uma reserva financeira no decorrer do ano para a compra dos presentes de Natal[bb], mas como esse hábito ainda não está consolidado entre nós, ou não temos condições de guardar um dinheiro para esse fim, outras atitudes podem ser tomadas para minimizar possíveis descontentamentos, principalmente por parte das crianças e jovens.

Especialistas aconselham o envolvimento das crianças em torno das festividades do final de ano. Reunir a família para decidir sobre a decoração da casa, da compra dos enfeites, da reciclagem de objetos natalinos e dos itens da ceia são ótimas oportunidades de aprendizagem financeira. Aspectos como planejamento, utilização de recursos, opções de compra e negociação de preço são trabalhados nesse momento através de papos prazerosos e divertidos.

Os presentes de Natal também podem e devem ser negociados com as crianças. Uma alternativa, principalmente para crianças[bb] maiores de 6 anos, é a lista de desejos, onde elas escrevem o que querem ganhar. Com essa lista e a ajuda dos pais é possível escolher as melhores alternativas.

Os pais precisam ter em mente a necessidade de partilhar com os filhos alegrias e dificuldades. É necessário ter coerência e os presentes precisam estar de acordo com a situação financeira da família – por isso a negociação é tão importante para evitar frustrações.

Finclass Vitalício Quadrado

Mesmo quando o problema não é o dinheiro limitado, é importante e altamente educativo conversar com os filhos sobre seus desejos e necessidades. Em ambas as situações os pais estarão ensinando valores imprescindíveis para a formação de um consumidor consciente e de um adulto que não cairá facilmente nas armadilhas de um consumo vazio e vicioso.

O psicólogo da USP Yves de La Taille alerta sobre a existência de um verdadeiro “exército simbólico” que adentra as defesas psíquicas ainda frágeis das crianças para convencê-las a comprar isto e aquilo. Vemos sinais disso nas influências que as celebridades têm sobre esse público, nos filmes, seriados e nos comerciais de TV[bb]. Os adultos atentos e presentes na vida dos filhos são capazes de direcionar as melhores opções escolhendo alguns presentes com melhor custo/benefício.

Vejamos o caso dos celulares, item muito desejado pelas crianças e adolescentes. A negociação gira em torno dos modelos, marcas, dos aplicativos, cores, operadoras com melhores ofertas. Afinal, podemos encontrar modelos similares com variações de preço significativas.

Importante: Todos os momentos sugeridos devem ser realizados em um clima descontraído e com diálogos adequados a cada faixa etária. Imprescindível é manter o clima de surpresa até o início das Festas!

Natal é um momento para estarmos juntos das pessoas que amamos e celebrarmos a Vida. Trocar presentes faz parte dessa data e é um dos momentos mais esperados pelas crianças, mas sempre é bom lembrar as palavras da escritora Ruth Ann Schabaker: “Cada dia chega trazendo seus próprios presentes. Desamarre as fitas”. Grande abraço!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.