Home Empresas ASML prevê venda estável em 2024 com redução de demanda por chips

ASML prevê venda estável em 2024 com redução de demanda por chips

A ASML domina o mercado de sistemas de litografia, máquinas que custam centenas de milhões de euros

por Reuters
3 min leitura

 A fabricante de equipamentos para produção de microprocessadores ASML Holding divulgou nesta quarta-feira encomendas abaixo do esperado e alertou investidores sobre perspectiva de venda estável em 2024 por redução de demanda de clientes em um cenário econômico incerto.

A maior empresa de tecnologia da Europa disse que “os clientes continuam incertos sobre a forma da recuperação da demanda… portanto, esperamos que 2024 seja um ano de transição”.

Os clientes estão “sendo muito cautelosos com o caixa, sendo muito cautelosos com o investimento e, como resultado disso, eles também estão muito cautelosos ao fazer pedidos”, disse o diretor financeiro, Roger Dassen.

A empresa relatou lucro líquido de 1,9 bilhão de euros para os três meses encerrados em 30 de setembro, em linha com as expectativas dos analistas.

As encomendas líquidas somaram 2,6 bilhões de euros, em comparação com as vendas do terceiro trimestre de 6,7 bilhões de euros.

O analista Jos Versteeg, da InsingerGilissen, disse que a perspectiva geral da ASML continua forte. “Trata-se de um alerta de lucro e não estamos acostumados com isso vindo da ASML”, depois de anos de rápido crescimento, disse ele.

Versteeg acrescentou que a empresa é afetada por questões de “timing”, incluindo a conclusão de uma grande nova fábrica da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) nos Estados Unidos, bem como a cautela geral dos fabricantes de chips, já que os EUA e a Europa estão caminhando para uma desaceleração ou recessão.

Mas o mercado de chips se recuperará e os “fundamentos da ASML ainda são bons, muito bons”, disse ele.

A ASML domina o mercado de sistemas de litografia, máquinas que custam centenas de milhões de euros e que são usadas por fabricantes de chips como a TSMC, Samsung e Intel para a gravação dos minúsculos circuitos dos chips.

Dassen disse que a ASML ainda tem em carteira pedidos de 35 bilhões de euros e que um 2025 forte se seguirá a um 2024 incerto, dados os planos de expansão de seus clientes na Ásia, nos Estados Unidos e na Europa.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.