Home Empresas ASML tem recorde de pedidos no quarto trimestre, mas mantém inalterada perspectiva para 2024

ASML tem recorde de pedidos no quarto trimestre, mas mantém inalterada perspectiva para 2024

"A indústria de semicondutores continua a trabalhar na parte inferior do ciclo", disse o presidente-executivo da companhia, Peter Wennink, em um comunicado

por Reuters
3 min leitura

A fabricante de equipamentos para produção de chips ASML Holding divulgou nesta quarta-feira lucros do quarto trimestre que superaram as expectativas e o maior patamar de pedidos trimestrais de todos os tempos, mas manteve uma perspectiva cautelosa para 2024, já que enfrenta novas restrições às exportações para a China.

O lucro líquido da maior empresa de tecnologia da Europa em valor de mercado aumentou 9%, para 2 bilhões de euros (2,2 bilhões de dólares), sobre vendas de 7,2 bilhões de euros no quarto trimestre. Isso superou as expectativas dos analistas de um lucro líquido de 1,87 bilhão de euros sobre uma receita de 6,9 bilhões de euros, de acordo com dados da LSEG.

A empresa registrou pedidos de mais de 9 bilhões de euros no trimestre — mais do que o triplo dos níveis do terceiro trimestre — mas manteve sua perspectiva de crescimento estável das vendas em 2024, apesar da forte demanda por chips de inteligência artificial.

“A indústria de semicondutores continua a trabalhar na parte inferior do ciclo”, disse o presidente-executivo da companhia, Peter Wennink, em um comunicado.

“Embora nossos clientes ainda não tenham certeza sobre a forma da recuperação do mercado de semicondutores este ano, há alguns sinais positivos”, disse ele, citando a melhoria da demanda por chips e taxas mais altas de utilização da fábrica.

A TSMC, de Taiwan, que fabrica chips para a Apple e a Nvidia e é a maior cliente da ASML, disse na semana passada que suas despesas de capital esperadas permaneceriam estáveis em 2024.

A ASML domina o mercado global de sistemas de litografia, equipamento usado pelos fabricantes de chips de computador para ajudar a criar os circuitos dos chips.

“Após os bons resultados e as boas perspectivas da TSMC na semana passada, as pessoas esperavam que eles aumentassem suas perspectivas para 2024. Mas eles ainda são um pouco conservadores”, disse o analista Jos Versteeg, da InsingerGilissen, sobre as perspectivas da ASML.

Ele disse que a empresa provavelmente aumentará suas estimativas ainda este ano, à medida que os mercados finais continuam a se recuperar. As ações da ASML subiram para seu nível mais alto desde novembro de 2021 no início do pregão e subiam 6,55% às 8h10 (horário de Brasília).

A empresa disse que as vendas para a China, geralmente seu terceiro maior mercado depois de Taiwan e Coreia do Sul, seriam impactadas em 2024 por novas restrições de exportação impostas em 2023 pelos Estados Unidos e pela Holanda, afetando até 15% de suas vendas na China.

Os fabricantes de chips chineses têm se expandido rapidamente com o apoio do governo, apesar dos pontos fracos da economia do país, com um grande desenvolvimento de tecnologia de fabricação de chips relativamente mais antiga.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.