O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Malta, neste fim de semana, informou uma autoridade dos EUA no domingo, enquanto as duas maiores economias do mundo buscam estabilizar as relações conturbadas.
A reunião de Sullivan com Wang foi a última de uma série de discussões de alto nível entre autoridades norte-americanas e chinesas que poderiam estabelecer as bases para uma reunião entre o presidente Joe Biden e o presidente chinês Xi Jinping ainda este ano.
Sullivan se reuniu pela última vez com Wang em Viena, em maio.
Novo encontro
Biden expressou este mês sua decepção com o fato de Xi ter faltado a uma cúpula de líderes do G20, as 20 maiores economias do mundo, na Índia, mas disse que “iria vê-lo”.
A próxima oportunidade provável para Biden encontrar com Xi é uma cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em São Francisco, em novembro.
A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, o secretário de Estado, Antony Blinken, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, viajaram para a China este ano para garantir a comunicação contínua entre os dois países, em meio a tensões que explodiram depois que os militares dos EUA abateram um balão de vigilância chinês que sobrevoava os Estados Unidos.
Biden e Xi se encontraram pela última vez em 2022, à margem de uma cúpula do G20 na ilha turística de Bali, na Indonésia.