Edgar comenta: “Navarro, estou planejando meu negócio próprio e gosto de acompanhar seus textos e vídeos sobre empreendedorismo. Estou me capacitando bastante, lendo muitos livros de gestão, analisando modelos e participando de cursos, mas às vezes fico encabulado ao ver que o ‘tio do lanche’, que tem um carrinho móvel em frente à faculdade, parece vender muito mais que a lanchonete bonitona da esquina. É um estudo de caso que me desafia…

Ah, o “tio do lanche”, não é? Sim, ele mesmo! O “tio do lanche” tem algumas características que são essenciais para o sucesso de um negócio e que, não raro, estão ausentes nos discursos acadêmicos sobre o assunto.

Por que eu gosto do “tio do lanche”?

Vamos supor que você goste de frequentar algum café de sua cidade. Você tem várias opções de lugares, mas costuma ir sempre no mesmo. Os serviços de todos eles são muito parecidos e os preços também, e há alguns que são até mais próximos de sua casa ou trabalho, mas você insiste em ir sempre no mesmo (que fica mais longe). Por quê? Curioso, não acha?

Isso acontece comigo também, e um dia desses fui lá, no mesmo café de sempre, acompanhado de um amigo. Ao chegar, já fui prontamente atendido pelo Leandro, com seu costumeiro sorriso no rosto e seu jeito brincalhão. Ele me trouxe um pão de queijo e meu cafezinho (e eu nem precisei pedir). Meu amigo ficou impressionado.

O Leandro então perguntou para o meu amigo o que ele desejava. Ele respondeu que queria uma vitamina de frutas. Leandro, sempre de bom humor, brincou: “Com Sazon?”. Agora meu amigo já virou freguês também, e embora ele confunda um pouco o Leandro, pedindo sempre algo diferente, uma coisa é certa: ele sempre sai de lá mais alegre do que chegou.

Esse é o segredo do “tio do lanche”, que faz sua fila de clientes virar a esquina. O lanche é parecido com os outros, o tempero também. O preço é ligeiramente mais barato, mas para compensar você tem que comer em pé. Ainda assim, você faz isso com alegria.

O que faz mesmo esse tipo de negócio ter sucesso são as atitudes que pessoas como o Leandro praticam! Ele é alegre, está sempre com um sorriso no rosto, cativa os clientes, faz um agrado colocando um pouco mais de batata palha no hot dog, é extremamente gentil e, se perceber que o cliente está triste, ainda tenta oferecer alguns conselhos enquanto prepara o lanche.

O “tio do lanche” vende terapia em forma de sanduíche, e esse é o seu segredo mais simples e eficiente. O produto é um detalhe importante, mas é apenas um detalhe.

Leitura recomendada: 7 características dos empreendedores de sucesso que você deve praticar

As atitudes fazem toda a diferença

Tanto o “tio do lanche” quanto o Leandro estão na labuta da vida. Ambos são trabalhadores honestos, que dão duro o dia todo para conquistarem seus recursos para viver.

Eles poderiam reclamar de suas situações, atender os clientes de qualquer jeito, ser impacientes e cheios de reclamações e por aí vai. Nada disso. Eles decidiram ter atitudes positivas, que além de tornar suas rotinas mais leves e divertidas, terminam por criar conexões poderosas com os clientes (o que mais um empresário precisa?).

Esse não é o tipo de comportamento/modelo de atendimento que você vai encontrar nas cartilhas tradicionais do empreendedorismo, portanto, aprenda com eles.

Fica aqui uma lista de atitudes muito comuns nos empreendedores de destaque ao estilo “tio do lanche” (trate de aprendê-las e praticá-las): caloroso, entusiasmado, confiante, apoiador, relaxado (no sentido de ausência de tensão), respeitoso, curioso, à vontade, disposto a ajudar, envolvente, descontraído, paciente, acolhedor, alegre e interessado. Há outras, mas acho que você já entendeu.

Leitura recomendada: 3 Atitudes de Pessoas Realizadas e de Sucesso que você deve praticar

Conclusão

No fim, o que importa são as pessoas. É através dos relacionamentos que a confiança vai sendo estabelecida, e ela é a base para toda e qualquer transação comercial (e pelo retorno do cliente).

Acredite: será muito mais fácil ter sucesso se você criar conexões fortes e genuínas com as pessoas. Elas não apenas serão fiéis ao seu negócio, como irão ajudar você a criar novas conexões, formando uma verdadeira rede social capaz de trazer resultados reais surpreendentes.

Foto “Smile”, Shutterstock.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários