A expansão da atividade de serviços da China acelerou em novembro, segundo uma pesquisa do setor privado divulgada nesta terça-feira, já que o aumento no número de novas encomendas foi o melhor em três meses, em meio a relatos de condições de mercado mais firmes.
Os resultados apresentam um quadro misto do vasto setor de serviços, já que uma pesquisa oficial realizada na semana passada mostrou que o setor contraiu inesperadamente pela primeira vez desde dezembro do ano passado, o que levou a pedidos de mais medidas de estímulo do governo
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 51,5 em novembro, um recorde de três meses, em comparação com 50,4 em outubro, mas permaneceu mais fraco do que a média de longo prazo da série.
“Tanto a oferta quanto a demanda de serviços expandiram, já que o mercado continuou a se recuperar”, disse Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group.
Juntamente com o PMI do setor industrial do Caixin, que foi melhor do que o esperado, Wang disse que a segunda maior economia do mundo mostrou sinais de uma recuperação encorajadora, com crescimento constante nos gastos dos consumidores, melhoria sólida na produção industrial e aumento na confiança do mercado.
Analistas dizem que os diferentes tamanhos de pesquisa e a composição das empresas consultadas podem explicar a discrepância entre as leituras do PMI do Caixin e o oficial.
O PMI Composto do Caixin/S&P, que inclui tanto a atividade industrial quanto a de serviços, cresceu de 50,0 para 51,6 em outubro, marcando a leitura mais forte desde agosto.
Em novembro, os fornecedores de serviços estavam otimistas em relação à atividade para o próximo ano e o grau de sentimento positivo aumentou pela primeira vez em cinco meses.
Boulos vs. Nunes: quem venceu o 1º debate do 2º turno; resumão
Lula cita dividendos da Petrobras ao falar sobre ‘tirar de alguém’
Quem criou o bitcoin? Veja trailer do doc da HBO que irá revelá-lo
Marçal revela segredo para viralizar: ‘Virei um meme de propósito’
10 dicas para se divertir gastando pouco