Home Economia Atividade de serviços da China se expande no ritmo mais lento deste ano, mostra PMI do Caixin

Atividade de serviços da China se expande no ritmo mais lento deste ano, mostra PMI do Caixin

A confiança das empresas em relação à perspectiva de 12 meses atingiu um recorde de baixa de 10 meses em setembro

por Reuters
3 min leitura
Brasil

A atividade de serviços da China expandiu no ritmo mais lento deste ano em setembro, segundo pesquisa do setor privado divulgada neste domingo, com a demanda permanecendo fraca apesar de uma série de medidas de estímulo.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global caiu para 50,2 em setembro, de 51,8 em agosto, a leitura mais baixa desde dezembro. A marca de 50 pontos separa a expansão da contração da atividade.

A segunda maior economia do mundo corre o risco de não atingir a meta de crescimento de cerca de 5% este ano, uma vez que as autoridades lutam contra o agravamento da queda no setor imobiliário, os fracos gastos dos consumidores, o alto nível de endividamento e as tensões geopolíticas, levando os principais bancos a rebaixar as previsões para o ano.

“A oferta e a demanda de serviços cresceram em um ritmo mais lento em setembro, já que as condições do mercado melhoraram menos do que o esperado”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

A confiança das empresas em relação à perspectiva de 12 meses atingiu um recorde de baixa de 10 meses em setembro.

As empresas de serviços também enfrentaram custos mais altos de pessoal e combustível, segundo a pesquisa.

No entanto, houve alguns desenvolvimentos positivos com a expansão dos pedidos ao exterior depois da contração em agosto, em parte impulsionada pelo aumento de visitantes estrangeiros.

O PMI composto do Caixin/S&P, que inclui tanto a atividade industrial quanto a de serviços, caiu de 51,7 em agosto para 50,9, marcando o ponto mais fraco desde dezembro.

“Os PMIs de manufatura e de serviços caíram, apesar de permanecerem em território expansionista, com o último caindo a uma taxa mais acentuada”, disse Wang.

Em uma nota, a Nomura também disse que a atividade de serviços pode ter perdido o ímpeto, à medida que a liberação da demanda reprimida por viagens de verão diminui.

A desaceleração econômica está polarizando os consultores do governo quanto ao melhor caminho a seguir, com os defensores das reformas estruturais emergindo das sombras em um desafio a outros que pedem mais gastos do Estado para sustentar o crescimento vacilante.

O banco central disse na quarta-feira que intensificaria os ajustes de política e implementaria a política monetária de forma “precisa e vigorosa” para apoiar a economia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.