Home Economia Atrasos relacionados à migração paralisam caminhões na fronteira entre EUA e México

Atrasos relacionados à migração paralisam caminhões na fronteira entre EUA e México

Milhares de caminhões ficaram retidos no México depois que as autoridades norte-americanas fecharam as passagens

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Jose Luis Gonzalez)

Caminhões que tentam entrar nos Estados Unidos vindos do México fizeram filas de quilômetros na quarta-feira em meio a atrasos relacionados à migração recorde na fronteira entre os países, enquanto um grupo do setor disse que o valor das mercadorias paradas em solo mexicano ultrapassou 1,5 bilhão de dólares.

Milhares de caminhões ficaram retidos no México depois que as autoridades norte-americanas fecharam as passagens e impuseram verificações extras de segurança em meio a um aumento na migração.

Em Ciudad Juárez, caminhões esperavam para atravessar uma ponte para Santa Teresa, no Novo México, depois que o processamento de carga foi temporariamente suspenso em uma ponte que liga a cidade a El Paso, Texas, para permitir que os funcionários da alfândega ajudassem no processamento de migrantes que chegavam fora das passagens oficiais.

A mídia local disse que a fila de caminhões se estendia por 20 quilômetros.

Também na quarta-feira, o grupo de transporte automotivo CANACAR expressou em comunicado “profunda preocupação” com as inspeções do Texas em caminhões que cruzam a fronteira do México, que estariam impedindo a entrada de mais de 1,5 bilhão de dólares em mercadorias nos Estados Unidos.

“Essa medida gerou uma crise que resultou em fechamentos, desvios, tempos de travessia mais longos e reduções significativas nos volumes de exportação de diferentes produtos do México para os Estados Unidos”, disse o CANACAR.

A declaração do grupo foi feita um dia depois que o governo do Estado de Chihuahua disse que os custos de uma queda acentuada nos caminhões de carga com destino aos Estados Unidos totalizaram quase 1 bilhão de dólares em cerca de duas semanas.

Além da desaceleração de caminhões e carretas, milhares de vagões ferroviários também ficaram parados nos últimos dias, depois que autoridades da fronteira suspenderam temporariamente o processamento na ponte internacional de travessia ferroviária em Eagle Pass, no Texas.

Alguns trens de carga com destino aos Estados Unidos também foram interrompidos quando uma grande operadora mexicana de trens de carga suspendeu temporariamente as operações depois que migrantes morreram ou se feriram ao pular nos trens.

As medidas fizeram com que o Ministério das Relações Exteriores do México pedisse às autoridades dos Estados Unidos que não tomassem “medidas unilaterais” que complicassem ainda mais o comércio.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.