Home Empresas Auren paga R$ 124,8 mi em PIS e Cofins incidentes em juros de indenização bilionária

Auren paga R$ 124,8 mi em PIS e Cofins incidentes em juros de indenização bilionária

A Auren já havia desembolsado em setembro 578 milhões de reais em IRPJ e CSLL sobre os juros da indenização.

por Reuters
0 comentário

A Auren (AURE3) pagou nesta segunda-feira 124,8 milhões de reais à Receita Federal após o órgão decidir que os juros de uma indenização bilionária que a empresa acordou com a União devem ser computados na base de cálculo dos tributos PIS e Cofins, conforme fato relevante.

A Cesp, controlada da Auren, fechou no fim do ano passado um acordo judicial para recebimento de indenização junto à União de cerca de 1,72 bilhão de reais, mais atualização pela Selic.

O caso, que se arrastou por quase uma década, envolve a reversão de bens não amortizados ou não depreciados da usina hidrelétrica Três Irmãos.

A Auren já havia desembolsado em setembro 578 milhões de reais em IRPJ e CSLL sobre os juros da indenização.

A empresa afirmou nesta segunda-feira que avaliará a possibilidade de questionar as decisões da Receita acerca da incidência dos tributos, pedindo restituição dos valores.

Os pagamentos de setembro e desta segunda-feira foram feitos através da Cesp.

No fim de junho deste ano, a Auren anunciou a conclusão da securitização dos créditos da indenização, tendo recebido 4,2 bilhões de reais.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.