Finclass
Home Empresas Autor processa Netflix por cópia de história de cometa no filme “Não Olhe para Cima”

Autor processa Netflix por cópia de história de cometa no filme “Não Olhe para Cima”

Representantes da Netflix e de Collier não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre o processo

por Reuters
3 min leitura
Netflix

Um autor baseado em Louisiana processou na quarta-feira a Netflix (NFLX) e o roteirista Adam McKay por alegações de que seu romance de humor negro sobre um cometa indo em direção à Terra, no filme de 2021 indicado ao Oscar “Não Olhe para Cima”, teria sido copiado.  

Finclass

William Collier disse no processo de direitos autorais movido no tribunal federal da Califórnia que o enredo e outros elementos criativos de “Não Olhe para Cima” são “surpreendentemente semelhantes” ao seu “Cometa de Stanley”, e que sua história chegou a McKay através do trabalho de sua filha na empresa do ex-empresário do roteirista.

Representantes da Netflix e de Collier não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre o processo, que pede pelo menos 5 milhões de dólares em indenizações.

Collier disse que seu romance de 2004 é uma “comédia de humor negro focada na descoberta por um cientista de baixa patente da Nasa, o Dr. Hershel Stanley, de um cometa gigante em rota de colisão com a Terra”.

O processo afirma que a filha de Collier trabalhou na Jimmy Miller Entertainment, do Mosaic Media Group, que geria a carreira de McKay na época e co-produziu filmes, incluindo “Talladega Nights” e “Step Brothers”. Segundo ele, sua filha enviou o romance para a avaliação da empresa em 2007.

Collier disse que publicou o romance por conta própria em 2012. O processo dizia que McKay escreveu o roteiro de “Don’t Look Up” em 2019.

Finclass

O roteiro do filme se assemelha muito ao trabalho de Collier, diz o processo, citando relatório de um professor de literatura comparada da Universidade do Sul da Califórnia, que disse que ambos fazem de forma semelhante “uma forte crítica política à mídia, ao governo e à elite cultural, exibindo sua superficialidade e dependência de pesquisas de opinião populares e algoritmos de mídia social.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.