Home Comprar ou VenderAções Azul (AZUL4): Posição vendida do mercado dispara

Azul (AZUL4): Posição vendida do mercado dispara

Taxa de aluguel dos papeis da companhia aérea está em 54,02%, a maior entre as ações do Ibovespa

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Aviação Azul Ações Gol

As incertezas sobre as operações da Azul (AZUL4) têm refletivo em um crescimento do posicionamento negativo dos investidores em suas ações.

Segundo um relatório da Ágora Investimentos divulgado nesta sexta-feira (3), a taxa de aluguel dos papeis da companhia aérea está em 54,02%, a maior entre as ações do Ibovespa (IBOV).

A taxa de aluguel é o custo cobrado pelo empréstimo de ações, geralmente utilizado por investidores que desejam operar vendidos (short selling).

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

Essa taxa é determinada pela relação entre a oferta e a demanda pelas ações disponíveis para aluguel e pode variar conforme a liquidez e o interesse no ativo.

Além disso, cerca de 23,29% dos ativos em circulação no mercado estão alugados.

(Fonte: Economatica e Ágora Investimentos *Base indicativa do dia 02/01/202)

“O ceticismo sob a tese de Azul continua pressionando as posições vendidas da companhia aérea -que hoje apresenta a maior taxa de aluguel e o maior free float alugado entre os nomes do Ibovespa”, explica o analista José Cataldo.

Segundo ele, além das dúvidas de uma possível combinação de negócios com a Gol (GOLL4) e um câmbio depreciado, nesta semana a Petrobras (PETR3; PETR4) reajustou o preço do querosene de aviação em 7,21%, em média para janeiro, o que é mais uma notícia negativa para a companhia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.