Home Economia e Política Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 8,5 bi em maio

Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 8,5 bi em maio

O desempenho foi resultado de exportações de 138,809 bilhões de dólares e importações de 102,922 bilhões de dólares

por Reuters
0 comentário

A balança comercial brasileira registrou superávit de 8,534 bilhões de dólares em maio, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgados nesta quarta-feira.

O resultado, que ficou em linha com o saldo positivo de 8,55 bilhões de dólares projetado por analistas em pesquisa da Reuters, é 22,3% menor que o observado em maio de 2023, quando houve superávit comercial de 11 bilhões de reais.

O dado do mês passado é fruto de 30,338 bilhões de dólares em exportações, uma queda de 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, e 21,804 bilhões de dólares em importações, que tiveram alta de 0,5%.

Em maio, segundo o MDIC, houve queda nas cotações dos produtos comercializados, com redução de 5,1% no preço médio dos itens exportados e de 6,5%, dos importados. No período, os volumes vendidos pelo Brasil ao exterior também tiveram queda, um recuo de 1,9%, enquanto o volume importado cresceu 7,5%.

No recorte por setores, houve alta de 13,8% no valor das exportações da indústria extrativa, puxado pelas vendas de petróleo. O valor dos embarques da agropecuária teve queda de 18,5%, com recuo na venda de soja, e as vendas da indústria de transformação caíram 9,2%, registrando perdas em combustíveis e farelo de soja.

Os dados da pasta mostraram ainda que o saldo comercial acumulado de janeiro a maio foi de 35,887 bilhões de dólares, 3,9% maior que o observado no mesmo período de 2023.

O desempenho foi resultado de exportações de 138,809 bilhões de dólares e importações de 102,922 bilhões de dólares.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.