Home EconomiaBrasil Banco Mundial mantém PIB do Brasil, mas alerta para freio fiscal em 2025

Banco Mundial mantém PIB do Brasil, mas alerta para freio fiscal em 2025

"A política fiscal deverá ter espaço limitado para apoiar a atividade econômica, enquanto o governo busca abordar questões urgentes de sustentabilidade fiscal"

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Bandeira do Brasil

O Banco Mundial manteve em 2,2% a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025, o que representaria uma desaceleração ante a expansão estimada em 3,2% no ano passado.

Para 2026, por outro lado, a instituição elevou a projeção para avanço da economia brasileira, de 2,0% para 2,3%.

Segundo o relatório Perspectivas Econômicas Globais, divulgado nesta quinta-feira, 16, a entidade multilateral atribui a perda de ímpeto da atividade aos efeitos do aperto monetário e a inflação no topo da meta.

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

“A política fiscal deverá ter espaço limitado para apoiar a atividade econômica, enquanto o governo busca abordar questões urgentes de sustentabilidade fiscal”, avalia.

América Latina

Em relação à América Latina e Caribe, o Banco Mundial reduziu a projeção para alta do PIB este ano, de 2,7% para 2,5%, enquanto a de 2026 seguiu em 2,6%.

Entre as principais economias da região, houve redução na expectativa para o crescimento do México em 2025 (de 2,1% para 1,5%) e em 2026 (de 2,0% para 1,6%).

Argentina

Para a Argentina, o Banco manteve em 5,0% a estimativa para a alta do PIB este ano, mas elevou a de 2026 (de 4,5% para 4,7%).

As comparações são referentes à edição anterior do relatório, divulgado em junho do ano passado.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.