O diretor de Planejamento do BNDES, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira esperar que o início da redução da taxa básica de juros abra uma janela para que consultas de financiamento de projetos apresentadas ao banco gerem aprovações e desembolsos.
Em entrevista coletiva para comentar o balanço do segundo trimestre do BNDES, Barbosa disse ainda que o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar em agosto a redução do custo de crédito para projetos de inovação.
Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social somaram 40,6 bilhões de reais no primeiro semestre, um aumento de 21,6% em relação ao mesmo período de 2022. No período, o banco registrou um lucro líquido de 9,5 bilhões de reais.
As consultas ao banco, fase inicial dos processos operacionais do BNDES, cresceram 151% no semestre, a 126,8 bilhões de reais.
Ele informou também que a diretoria do banco já aprovou novo concurso para a contratação de servidores, que deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem.