Home Economia Barkin diz que Fed está “bem posicionado” em meio ao recuo da inflação

Barkin diz que Fed está “bem posicionado” em meio ao recuo da inflação

Barkin, que terá direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto responsável por fixar os juros no próximo ano

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Ann Saphir)

O presidente do Federal Reserve de Richmond, Thomas Barkin, comemorou nesta terça-feira o recuo da inflação nos Estados Unidos, mas evitou dizer como isso afeta sua perspectiva para a política de juros do banco central no próximo ano, em uma entrevista ao Yahoo Finance.

“Acho que estamos bem posicionados agora, com uma taxa de inflação de 3% caindo e uma taxa de desemprego de 3,7% permanecendo relativamente estável”, e se o Fed poderá cumprir as previsões de cortes de juros apresentadas reveladas na reunião de política monetária da semana passada depende do desempenho da economia, disse Barkin.

Ele falou após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto da semana passada, na qual os formuladores de política monetária mantiveram os juros inalterados entre 5,25% e 5,5% e previram três cortes na taxa básica em 2024, em meio a expectativas de que as pressões inflacionárias que levaram a aumentos agressivos dos custos de empréstimos continuarão a diminuir.

Barkin, que terá direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto responsável por fixar os juros no próximo ano, não quis dizer que está de acordo com os cortes na taxa básica, mas deu a entender que está aberto a eles se a economia apresentar o desempenho esperado.

“Estamos fazendo um bom progresso em relação à inflação”, disse Barkin, acrescentando: “Acho que isso só reforça a necessidade de equilibrar a perspectiva entre os dois lados de nosso mandato: inflação e emprego”, disse.

Barkin advertiu que as previsões do Fed não são mais do que isso e não são uma promessa de ação.

“Ainda não terminamos com a inflação. Tenho esperança de que os números caiam nos próximos meses”, afirmou Barkin. “Se você presumir que a inflação vai cair bem, é claro que responderemos adequadamente”, disse ele, acrescentando: “Não presumo o que os dados vão fazer. Vamos ver o que acontece”.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.