O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta segunda-feira que concluiu neste mês uma operação sustentável de captação internacional no valor de 100 milhões de dólares.
A operação denominada “Triple Sustainable Repo” foi realizada junto ao banco de investimento francês Natixis Corporate & Investment Banking (Natixis CIB), como coordenador de sustentabilidade da operação.
De acordo com o BB, é a primeira operação desse tipo no mundo e inaugura a atuação do banco brasileiro sob o novo framework de dívidas vinculadas à sustentabilidade.
Os recursos captados serão destinados ao refinanciamento da carteira de crédito sustentável do BB, com foco especial em projetos de moradia social.
Outro elemento envolvendo a operação é o compromisso público e com metas concretas do BB em aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG), alinhadas ao framework de dívidas vinculadas à sustentabilidade.
Entre essas metas está o compromisso do BB de aumentar seus investimentos em negócios sustentáveis, visando atingir 320 bilhões de reais até o final de 2030 em negócios sustentáveis de alta adicionalidade social ou ambiental.
De acordo com o banco de controle estatal, esses investimentos somavam 207 bilhões de reais no final de 2023.
O título público sustentável emitido pelo governo brasileiro em novembro de 2023 é utilizado na operação como “colateral”.