Home Economia BC do Brasil “fala muito”, avaliam gestores

BC do Brasil “fala muito”, avaliam gestores

"Aqui no Brasil o mesmo diretor acaba falando três vezes no mesmo dia em eventos diferentes", ressalta Felipe Guerra, da Legacy, sobre o BC

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Gabriel Galípolo

O Banco Central tem falhado na sua comunicação atual, apontam os principais gestores de fundos multimercados do País. Segundo André Raduan, sócio-fundador e gestor da Genoa Capital, em um momento que o BC decidiu não dar mais guidance, a autoridade monetária acaba tendo que dar mais explicações ao mercado, trazendo muito ruído à comunicação.

“Tem diretores que olham mais fatores externos, enquanto outros olham dados internos. Isso tem atrapalhado a comunicação do Banco Central”, afirmou Raduan, durante palestra na Expert XP 2024, em São Paulo.

O especialista disse ainda que o atual cenário de volatilidade também não tem ajudado o Banco Central em sua comunicação.

Felipe Guerra, CIO da Legacy, comparou atuação dos diretores do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) com os do Banco Central do Brasil, explicando que lá fora, os discursos saem por escrito e que os diretores seguem fielmente o que está no documento.

“Aqui no Brasil o mesmo diretor acaba falando três vezes no mesmo dia em eventos diferentes. Há uma comunicação excessiva”, disse.

Inflação ao centro da meta

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, repetiu nesta sexta-feira (30) durante participação na Expert XP, em São Paulo, que a autarquia fará o que for preciso para levar a inflação ao centro da meta, de 3%.

Segundo ele, a despeito de o último dado de inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de agosto, ter vindo melhor, a inflação ainda requer atenção.

“Apesar do último número melhor, a inflação requer atenção. A atividade segue forte na ponta e não existe evidência de que o mercado de trabalho está em ponto de inflexão”, disse Campos Neto.

(Com Estadão Conteúdo)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.