Home Economia BC reduz estimativa de expansão do crédito em 2023

BC reduz estimativa de expansão do crédito em 2023

Nas contas do BC, que agora também apresenta previsões para 2024, a expansão do estoque de crédito no ano que vem será de 8,5%

por Reuters
3 min leitura

 O Banco Central previu um crescimento do crédito no país de 7,3% este ano, ante estimativa de 7,7% feita em junho, conforme dados do seu Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira.

Agora, a expectativa é que o crédito às famílias suba 9,9% em 2023, contra expectativa anterior também de 9,9%. Para as empresas, a elevação foi calculada em 3,4%, ante 4,4% no último relatório.

Para o estoque de crédito livre, em que as taxas são pactuadas livremente entre bancos e tomadores, o BC projeta agora uma expansão de 5,7% em 2023, contra alta de 6,3% antes. Para o crédito direcionado, que atende a parâmetros estabelecidos pelo governo, a perspectiva é de alta de 9,6% neste ano, contra os mesmos 9,6% antes.

Nas contas do BC, que agora também apresenta previsões para 2024, a expansão do estoque de crédito no ano que vem será de 8,5%. Nesse caso, a autoridade monetária vê alta de 9,2% no crédito às pessoas físicas e de 7,4% no crédito às empresas.

No próximo ano, o estoque de crédito com recursos livres deve ter expansão de 7,9%, ao passo que o saldo com recursos direcionados deve subir 9,3%, completou o BC.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.