Home Agronegócio Be8 prevê investir R$ 80 mi em unidade para produzir novo biocombustível para motores a diesel

Be8 prevê investir R$ 80 mi em unidade para produzir novo biocombustível para motores a diesel

Com o aporte, a companhia prevê atingir em 12 meses capacidade de produção de 150 milhões de litros por ano do novo produto

por Reuters
0 comentário
Soja (Imagem: Reprodução/Freepik/@Oleksandr Ryzhkov)

A Be8, companhia líder em biodiesel no Brasil, anunciou nesta segunda-feira que planeja investir 80 milhões de reais para a produção em Passo Fundo (RS) de um novo biocombustível patenteado pela companhia que poderá ser usado diretamente em motores a diesel.

Com o aporte, a companhia prevê atingir em 12 meses capacidade de produção de 150 milhões de litros por ano do novo produto. O montante também considera avanços na área de pesquisa e desenvolvimento, adicionou a empresa.

Chamado de Be8 BeVant, o novo biocombustível “é ideal para empresas consumidoras de grandes volumes de óleo diesel tradicional e que tem o compromisso de reduzir suas emissões no curto prazo”, disse a empresa em nota.

“O produto poderá abastecer equipamentos geradores de energia e a linha de máquinas pesadas para processos nas áreas de construção civil, agronegócio e terraplanagem”, completou, pontuando que atuará ainda para atender demandas dos setores de logística.

A companhia destacou que poderá ampliar capacidade de produção do novo produto rapidamente, caso necessário, para a unidade de Marialva (PR).

O novo produto é um metil éster e, por isso, entra na especificação já existente para o biodiesel que é misturado no diesel comum vendido nos postos do país, disse a companhia.

O ritmo de comercialização de soja 2022/23 do Brasil perdeu um pouco de força ao longo de agosto (Imagem: Reprodução/@ azerbaijan_stockers)
(Imagem: Reprodução/@ azerbaijan_stockers)

No entanto, para realizar misturas acima de 15% com o Be8 BeVant, a companhia ainda demandará de aprovações pela reguladora ANP, detalhou a companhia, pontuando que o combustível teve patente deferida no Brasil para processo de produção de novo produto.

Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta, quando comparado ao diesel comum, de acordo com a Be8.

Em nota, o presidente da companhia, Erasmo Battistella, disse que o foco preferencial será abastecer o mercado nacional, mas que a companhia não descarta exportações.

O produto será ofertado a um custo estimado de cerca de 50% inferior ao praticado hoje no mercado internacional para o diesel verde 100% renovável a partir do hidrotratamento de óleo vegetal (HVO, na sigla em inglês), completou a Be8.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.