Cerca de 80% dos investimentos dos brasileiros ainda estão concentrados nos cinco maiores bancos e a mudança deste cenário agora depende, também, da figura do consultor de investimentos, afirmou o fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, durante o Finday 2024 realizado neste sábado (19), em São Paulo.
“A concentração era, em 2001, de 99% e distribuída em cinco bancos. Hoje, a concentração bancária é de 83%. Tem R$ 14 trilhões com em cinco bancos. É uma questão estrutural. O banco ganha dinheiro com o crédito. Ele capta com CDB a 90% do CDI, mas quando você tomar no especial é de 12% ao mês. Isso faz com que os bancos não sejam independentes”, explicou.
Guedes: Brasileiro já pode ser ‘Buffett’, mas precisa de consultoria
O empresário lembra que, quando fundou a XP em 2021 sendo um “garoto” de 24 anos de idade já tinha uma percepção clareza sobre este cenário, mas via que no mundo isso já tinha mudado em alguns lugares. “Aqui eles estavam, os gerentes, alinhados com a meta do banco, e não com os clientes para crescer o patrimônio (….), por isso fundei uma empresa de agentes autônomos”, ressalta.
Consultor, o “médico das finanças”
Benchimol ressalta que mercados maduros, como os EUA, o inverso já aconteceu. “Lá fora, 90% dos investidores aplica fora dos bancos. Lá, os consultores e assessores fazem o trabalho, mas aqui ainda está com os gerentes de contas. É uma batalha que está sendo travada”, destaca.
Sobre o potencial no mercado, Benchimol explica que ele é “absurdo”.
“No Brasil, existem várias atividades que circundam o mercado. O de consultor é uma delas, mas é a que mais vai crescer, que tem pouco mais de 1 mil pessoas. É um empreendedor que faz um contrato com uma pessoa física de 0,5% para 1%, acompanhando a jornada do cliente, ajudando ao cliente chegar no objetivo. É como um médico, que fica próximo do cliente”, opina.
Veja 3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimentos e conquistar sua liberdade financeira: CLIQUE AQUI