Home Estilo de Vida Beyoncé deixa marca na música country e destaca as raízes negras do gênero

Beyoncé deixa marca na música country e destaca as raízes negras do gênero

Beyoncé está prestes a lançar seu aguardado álbum country, Cowboy Carter, em 29 de março

por Reuters
0 comentário
Beyoncé no Grammy Awards em Los Angeles

A cantora e compositora Denitia, natural do Texas, ficou profundamente comovida quando ouviu as primeiras notas da música country de sucesso de Beyoncé, “Texas Hold ‘Em”.

Porém, foi mais do que o som cativante do banjo no início da música que chamou a atenção de Denitia: foi um reconhecimento tardio da rica história dos artistas negros da música country e seus legados.

“O sucesso de Beyoncé na música country está iluminando a história dos negros na música country, na nossa criação, na nossa contribuição para o gênero, no fato de sermos ouvintes e membros ávidos do público da música country”, disse Denitia, que agora mora em Nashville e foi nomeada uma das próximas artistas country da CMT a ser observada no início deste ano. “Estivemos lá desde o início e ainda estamos lá.”

Especialistas e fãs veem a incursão de Beyoncé no gênero como uma reivindicação e uma homenagem ao legado dos negros americanos na música e na cultura country – uma história que, em grande parte, não foi reconhecida em alguns círculos da música convencional. Eles dizem que Beyoncé, que nasceu e cresceu em Houston, Texas, está seguindo os passos de muitas lendas da música country negra que vieram antes dela.

Desde figuras históricas como Lesley “Esley” Riddle e Charley Pride, que romperam barreiras, até artistas atuais como Mickey Guyton, Jimmie Allen e Rhiannon Giddens, que toca banjo, um instrumento de origem da África Ocidental, são ouvidos em “Texas Hold ‘Em”.

“Apesar do fato de que a música country, como indústria e, muitas vezes, os espaços de música country, como bares e festivais, são principalmente brancos, os artistas negros têm criado a música que é a raiz do country”, disse Francesca T. Royster, professora associada de inglês da Universidade DePaul, onde ministra cursos sobre Shakespeare, cinema e feminismo negro.

“A história que tem sido contada sobre a música country é que ela é uma música autenticamente branca e nostálgica, quando, na verdade, as contribuições dos negros, indígenas e latinos são realmente importantes para o som.”

Beyoncé está prestes a lançar seu aguardado álbum country, Cowboy Carter, em 29 de março. Ela deu a primeira dica sobre o próximo álbum quando lançou duas novas músicas depois de fazer uma aparição surpresa em um comercial do Super Bowl. O álbum é o segundo de um projeto de três álbuns que começou com “Renaissance”, de 2022, aclamado pela crítica.

A empolgação gira em torno do projeto, e “Texas Hold ‘Em” disparou em várias paradas musicais, consolidando Beyoncé como a primeira mulher negra a chegar ao topo da Billboard Country Chart.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.