Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Biden chama Xi de ditador após cúpula cuidadosamente planejada

Biden chama Xi de ditador após cúpula cuidadosamente planejada

Xi é considerado o líder chinês mais poderoso desde Mao Zedong, após uma década de consolidação de poder político e militar, além de sufocar a liberdade de imprensa

por Reuters
Joe Biden 2

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na quarta-feira que não mudou sua opinião de que o presidente da China, Xi Jinping, é efetivamente um ditador, uma declaração que deve cair com força em Pequim depois que os dois líderes tiveram uma cúpula presencial no mesmo dia.

Flávio Augusto Quadrado 2

Biden realizou uma coletiva de imprensa após quatro horas de conversas com Xi nos arredores de San Francisco. No final da coletiva, o presidente foi questionado sobre se ainda achava que Xi é um ditador, o que havia dito em junho.

“Veja, ele é. Ele é um ditador no sentido de que é um cara que dirige um país que é um país comunista baseado em uma forma de governo totalmente diferente da nossa”, disse Biden.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que “se opõe fortemente” às falas, sem mencionar Biden pelo nome.

“Essa declaração é uma manipulação política extremamente errada e irresponsável”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, aos repórteres nesta quinta-feira, em um briefing.

“Deve-se ressaltar que sempre haverá algumas pessoas com segundas intenções que tentam incitar e prejudicar as relações entre os EUA e a China, elas estão fadadas ao fracasso.”

Flávio Augusto Quadrado 2

Mao se recusou a especificar a identidade de “algumas pessoas” em resposta a uma pergunta complementar.

Em março, Xi conquistou um terceiro mandato como presidente quando quase 3.000 membros do Parlamento da China, o Congresso Nacional do Povo, votaram nele de forma unânime em uma eleição na qual não havia nenhum outro candidato.

Xi é considerado o líder chinês mais poderoso desde Mao Zedong, após uma década de consolidação de poder político e militar, além de sufocar a liberdade de imprensa.

Não houve reação imediata da delegação chinesa, que tinha viajado aos EUA para participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em San Francisco . Centenas de críticos de Pequim marcharam pelo centro da cidade por volta do meio-dia, cantando “Tibete livre” e “Hong Kong livre”.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.