Home Economia e Política Biden sanciona ajuda à Ucrânia após vencer batalha com republicanos no Congresso

Biden sanciona ajuda à Ucrânia após vencer batalha com republicanos no Congresso

Biden e o presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, tiveram intensas discussões sobre a Ucrânia em fevereiro

por Reuters
0 comentário
Presidente dos EUA Joe Biden em Washington (Imagem: REUTERS/Elizabeth Frantz)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou projeto de lei nesta quarta-feira que fornece bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia para sua guerra contra a Rússia, uma vitória para o presidente enquanto ele busca a reeleição e um impulso a aliados que têm buscado o apoio de Washington à Kiev.

“Isso dá apoio vital aos parceiros da América para que possam se defender das ameaças à sua soberania”, disse Biden, acrescentando que o fluxo de armas para a Ucrânia começaria nas próximas horas.

A medida inclui 61 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia e 26 bilhões de dólares para Israel, bem como 1 bilhão de dólares em assistência humanitária a Gaza e 8 bilhões de dólares para combater o poderio militar da China.

Biden, que enfrentará o ex-presidente republicano Donald Trump na eleição presidencial de novembro, vinha pressionando os parlamentares há seis meses para aprovar mais recursos à Ucrânia, que luta contra uma invasão russa em grande escala há mais de dois anos.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

Apesar do apoio bipartidário, um pacote de ajuda proposto ficou paralisado em meio à oposição na Câmara dos Deputados, principalmente de republicanos ligados a Trump.

O impasse acabou quando a Câmara, de maioria republicana, mudou abruptamente de rumo e aprovou no sábado quatro projetos de lei que incluem financiamento para Ucrânia, Israel, Taiwan e outros parceiros dos EUA no Indo-Pacífico.

Biden e o presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, tiveram intensas discussões sobre a Ucrânia em fevereiro e o presidente tanto implorou aos republicanos que apoiassem o pacote quanto os repreendeu por não o fazerem. 

(Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko)
(Imagem: REUTERS/Alexander Ermochenko)

Johnson, que enfrenta pedidos de alguns republicanos extremistas para destituí-lo por sua mudança de rumo em relação à ajuda, reuniu-se com Trump na Flórida neste mês; o ex-presidente disse que Johnson estava “fazendo um trabalho muito bom”.

O Senado seguiu o exemplo da Câmara na noite de terça-feira, aprovando um projeto de lei abrangente que fornece 61 bilhões de dólares em ajuda para a Ucrânia, que tem sofrido uma série de reveses militares, o que aliados atribuem ao atraso na obtenção do financiamento adicional dos EUA.

“O Congresso aprovou minha legislação para fortalecer nossa segurança nacional e enviar uma mensagem ao mundo sobre o poder da liderança norte-americana: defendemos resolutamente a democracia e a liberdade, e somos contra a tirania e a opressão”, disse Biden em uma declaração após a votação no Senado.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.