Localizada em Primavera do Leste, a construtora atua no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis, utilizando matéria-prima proveniente de fontes responsáveis e renováveis, por meio do reaproveitamento de sobras de madeira de obras, tornando as peças mais ecológicas, eficientes e duradouras.
Além disso, a madeira transformada nas construções armazena carbono durante a vida útil, contribuindo para a redução das emissões de gases danosos na atmosfera.
“Nosso processo não apenas prolonga o ciclo de vida da madeira, mas também contribui significativamente para a redução da pegada de carbono. Adotando esse ciclo sustentável, geramos menos impacto ambiental, criamos empregos e impulsionamos a economia verde, apoiando as comunidades locais e promovendo uma arquitetura que não apenas respeita, mas celebra a natureza”, afirma Fredy.
Em 2023, respondendo às necessidades urgentes provocadas pelos alagamentos no estado do Rio Grande do Sul, a FS Bioconstruções desenvolveu uma solução eficiente e ecológica para ajudar as vítimas da tragédia. Foram construídos chalés em formato de barracas, projetados para oferecer abrigo temporário e seguro, retirando as famílias desabrigadas do relento.
A estrutura possui um design adaptável, sustentável e fácil de montar, as construções ofereceram um refúgio para as vítimas da tragédia, na qual perderam casas e pertences pessoais.
Há um ano, a FS Bioconstruções buscou o Sebrae/MT para uma parceria em consultorias que focam na melhor eficiência dos negócios.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) foi o responsável por orientações sobre certificações de produtos sustentáveis e práticas ecológicas. “Esse suporte fortaleceu nosso compromisso com a preservação da natureza e agregou ainda mais valor à nossa marca”, conta o empresário.
A empresa FS Bioconstruções aproveita a madeira utilizada em obras para a criação de novas peças ecológicas.
“O Centro Sebrae de Sustentabilidade foi criado para contribuir para que as pequenas e médias empresas se tornem cada vez mais sustentáveis. O nosso principal objetivo é fazer com que cada empresário tenha consciência sobre a importância de contribuir para uma economia verde, transformando a realidade da própria empresa e da comunidade ao redor. Trabalhos como o que o Fredy vem fazendo, que reaproveita a madeira, são a prova de que podemos empreender e melhorar o planeta”, ressalta a gerente do CSS, Patrícia Pedrotti.
Através do Sebrae/MT, Fredy conta que teve acesso a programas como o “Inova Amazônia”, “Empretec” e “Chamada de Impacto”, que contribuíram para impulsionar e valorizar as potencialidades das ações já realizadas pela empresa e a atingir novos mercados.
Além disso, ele expõe os produtos em eventos realizados pelo Sebrae/MT, como o “Ciclos”, “Festival Biomas e Sabores”, “Sebrae Hacking”, entre outros.
“O Sebrae/MT também foi essencial para nos conectar a novos parceiros, me inserindo em feiras e eventos que aumentaram nossa visibilidade e abriram inúmeras oportunidades de negócios. Graças a esse apoio, conseguimos expandir nossa atuação, incluindo suporte para exportação e vendas on-line. Nosso faturamento dobrou em um ano”, destaca.
Fredy acredita que, com o apoio do Sebrae/MT e do Centro Sebrae de Sustentabilidade, a FS Bioconstruções ainda poderá alçar voos mais altos no mercado.
“Orgulho de fazer parte dessa grande família, onde o Sebrae/MT é o patriarca que vai além de qualquer expectativa!”, ressalta.