33dias Topo
Home Economia e Política Blinken encontra Erdogan, da Turquia, em início de viagem diplomática pelo Oriente Médio

Blinken encontra Erdogan, da Turquia, em início de viagem diplomática pelo Oriente Médio

Blinken viaja em seguida para a ilha de Creta para se encontrar com o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis

por Reuters
3 min leitura

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, reúne-se neste sábado com líderes da Turquia e da Grécia, no início de viagem de uma semana com o objetivo de aliviar as tensões que se instalaram no Oriente Médio desde o início da guerra entre Hamas e Israel, em outubro.

Mais alto diplomata do governo do presidente norte-americano, Joe Biden, Blinken começou sua viagem por Istambul, encontrando-se com o presidente turco, Tayyip Erdogan, forte crítico das ações militares de Israel na Faixa de Gaza.

Durante o encontro, Blinken “enfatizou a necessidade de impedir que o conflito se espalhe, assegurar a soltura dos reféns, expandir a ajuda humanitária e reduzir as baixas civis”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

O diplomata também salientou a necessidade de trabalhar pela paz prolongada na região, que garanta a segurança de Israel e avance no estabelecimento de um Estado palestino, afirmou.

Blinken viaja em seguida para a ilha de Creta para se encontrar com o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis. Membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os gregos aguardam a aprovação, por parte do Congresso norte-americano, da venda de caças F-35.    “Discutiremos o assunto. Eu acho que teremos evoluções positivas”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, George Gerapetritis, à emissora de televisão Greek Skai.

A viagem de Blinken também incluirá países árabes, Israel e a Cisjordânia ocupada, para onde levará a mensagem de que Washington não quer uma escalada do conflito na Faixa de Gaza.

A guerra teve início quando combatentes do Hamas atacaram Israel no dia 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e tomando 240 reféns. Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva que já matou 22.700 palestinos, de acordo com autoridades locais.    O conflito se espalhou pela Cisjordânia, Líbano e linhas marítimas do Mar Vermelho.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.