Home Economia e Política Mais alguns números…

Mais alguns números…

por Conrado Navarro
0 comentário

Os números podem ser chatos e entediantes, concordo. Mas eles têm um poder único: representam facilmente aquilo que muitas vezes um artigo inteiro não consegue detalhar através de letras e palavras. Serei breve, mas serei direto. Segundo dados do Serasa, entre 2004 e 2006, as 43,3 mil empresas cadastradas aumentaram em 6,4% seu faturamento. Já o faturamento (dinheiro de intermediações) dos 50 maiores bancos do país subiu 41% no mesmo período, segundo o Inepad (em pesquisa publicada no jornal Folha de S. Paulo). Como assim?

Entra em cena o spread, ou spread bancário, que é a diferença entre o que o banco paga para captar dinheiro e a quanto ele empresta esse mesmo recurso a terceiros (empresas, pessoas etc). Ainda que a taxa básica de juros (SELIC) tenha caido de 19,75% para 13% entre setembro de 2005 e fevereiro passado, o spread mexeu-se pouco, indo de 29,4% para 27,6%. Deixando de lado o “economiquês”, isso significa que os bancos ainda cobram caro para emprestar dinheiro, ainda que os custos para adquiri-lo tenham baixado bastante. Ou seja, eles continuam faturando (e muito) com nossa insistência em financiar e usar dinheiro dele emprestado. Que tal começar a usar mais o pagamento à vista? A Bia, do blog Mercado & Malagueta, deixa sua opinião sobre crédito e empréstimos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.