Home Finanças Pessoais Problogger, será que você é mesmo um sucesso?

Problogger, será que você é mesmo um sucesso?

por Conrado Navarro
0 comentário

Sucesso - Vencer a qualquer custo!Quanto blog novo. Uau. Todos querem fazer o maior sucesso. Todo mundo agora é problogger. Ora, por que não eu? A febre dos probloggers (confesso que este é um termo novo pra mim) acaba, involuntariamente, criando um enorme grupo de blogueiros sem conteúdo, oferecendo artigos copiados e esperando que o AdSense (termo relativamente novo pra mim) e outros plugins os deixem ricos e famosos da noite para o dia. O sucesso é o que todos querem, mas será que ele quer todos nós? Vou me arriscar a deixar algumas palavrinhas sobre o sucesso por aqui. O assunto não tem nada a ver com dinheiro, tudo bem, mas tenho certeza de que vai ser uma viagem e tanto. Será?

Somos programados para vencer. Competir faz parte, mas não importa. Não adianta estar se destacando, é preciso ser o destaque o tempo todo. Nós não aceitamos que alguém possa entender mais de qualquer assunto. Não aceitamos ser repreendidos por nossos chefes ou gerentes, mesmo sabendo que aquilo poderia ter sido feito com mais dedicação. Não adianta. Mesmo sabendo que não era exatamente aquilo que nos pediram, não aceitamos. Não concordamos em errar e ouvir uma crítica. Afinal, existe blog melhor que o seu por ai? Ficamos tão ocupados tentando achar o bendito sucesso, que ele não aparece. Será que não andamos ocupado demais?

Nossa sociedade cultua os poderosos, os cheios de energia, os sabichões e os intelectuais. Estes que levantam a bandeira do modelo único de sucesso, cheios de orgulho por trabalharem até tarde, lerem 50 livros por mês, por serem os artistas que ganham milhões. Não há mal nenhum disso, afinal todos queremos chegar lá, certo? Seria hipocrisia sua dizer que não. Só que sucesso não se compra enlatado, não se copia. O melhor problogger que conhece pode ser o último modelo de sucesso para o seu perfil. Cuidado.

Uma das frases que mais ouvi até hoje é “Você precisa ser o melhor naquilo que faz”. Será que quem vive repetindo esta frase é realmente o melhor naquilo que faz? E se é, será que é feliz? Duvido muito. Enganam-se, criando uma casca, frágil e perigosa, onde vemos o rótulo de homem moderno, preparado. Mas é uma casca que não dura muito. Vivem crises de estresse, problemas conjugais, relacionam-se mal com os filhos. Isso é estar preparado? Tudo porque tentam ser o que não podem. Pelo menos não a todo instante. E nós, ainda mais fracos, nos deixamos enganar por este fracassado modelo de sucesso, engolindo livros e opiniões com fórmulas mágicas de dar inveja ao bruxinho Harry Potter. Será este o seu caso? Será o meu?

Você nunca será o melhor só porque quer. Aceite isso. O sucesso vem se você souber o que fazer com ele de maneira a alcançá-lo com propriedade e autenticidade. Esforçe-se sim, e muito, para chegar lá. As pessoas que agem sendo as melhores o dia inteiro, “os bons”, quase sempre passam a vida correndo em uma esteira ergométrica. Não se discute que fazem um enorme esforço, criam músculos e se aperfeiçoam, mas no final não chegam a lugar algum. Pior, estão no mesmo lugar de onde partiram. E a vida passou, ali do lado de fora da janela.

Portanto, esqueça o modelo ideal de sucesso e trate de ser feliz. E ser feliz significa ser quem você é, sempre. Blogar pela troca de experiências. O dinheiro pode ser a consequência, mas nunca a causa. Pare de agradar e impressionar aos outros e aceite que o único sucesso possível é aquele que só você sabe como alcançar. Faça algo original de sua vida, de seu blog, não deixe-se transformar em mais uma cópia andando por ai.

Alguns dizem que o blog pode ser tudo que a pessoa não é ou nunca foi na vida offline. Discordo, on ou offline, seu caráter sempre se revelará o mesmo. Fraude aqui, fraude lá. E isso está bem claro em muitos lugares da blogosfera. O sucesso só é merecido e absoluto quando há bom senso e respeito. Muitos “probloggers” (entre aspas mesmo) andam desesperados, chateados e tristes por ai. Certamente um dos motivos de tanto desespero é a busca neurótica, e burra, de ser o melhor o tempo todo. Pare de querer ser como eu, como ele, como qualquer um. Se o problema é ser você, ser você é a única solução. Simples assim. A esta altura, estou surpreso diante de tão óbvia constatação. Será que exagerei? Pelo sim, pelo não, vou reler o artigo mais algumas vezes. Pode ser que eu tenha me esquecido de algo. Ou não. Ufa.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.