Livro - O Motorista e o MilionárioTítulo do livro: O Motorista e o Milionário
Autores: Joachim de Posada e Ellen Singer
Editora: Sextante
Páginas: 112

Parábolas são sempre ótimas
Adoro histórias. Através delas, podemos nos transportar e nos imaginar parte dos acontecimentos, o que facilita muito a absorção e compreensão de conceitos e idéias. Joachim, o autor, é muito conhecido no meio corporativo por suas animadas palestras sobre carreira, auto-estima e motivação. Ele sabe contar histórias. O Motorista e o Milionário traz uma parábola cotidiana muito valiosa. O que um motorista pode aprender com um milionário? E vice-versa? Nela, aprendemos que nem sempre o sucesso está atrelado ao que você é, mas ao que você faz e como faz.

Você gosta de bombom?
Eu gosto, mas quem se importa? Bem, a história é simples, acompanhe. Algumas crianças foram colocadas em uma sala, sentadas em suas carteiras de estudo. De repente, chega um cidadão e deixa um bombom em cada carteira, olha para todos e diz: “Quem resistir, e não comer o bombom até eu voltar, vai ganhar outro”. Assim, ele sai sem dizer quanto tempo demoraria para voltar. E daí? Ele não demorou muito para voltar e quem esperou, ganhou outro bombom (duh!).

Experimente enxergar de outra forma: quem esperou (não comeu o primeiro bombom), dobrou seu investimento em menos de um dia. Isso, 100% de retorno em poucas horas. Mas a pesquisa foi mais longe. Essas crianças cresceram e os pesquisadores foram ver como elas tinham se saído na vida, nos negócios, na sociedade. Advinha? Quem esperou pelo segundo bombom está melhor que aquele que comeu, rapidamente, a guloseima. Que tal?

Adiar pode fazer a diferença
A mensagem do livro não é demagógica, é óbvia. Ele propõe um exercício simples, que mostra os benefícios de se planejar e saber se controlar diante das “ótimas” oportunidades de negócios (bombons) que surgem, diariamente, diante de nós:

“A capacidade de adiar a gratificação faz toda a diferença do mundo. Responda: um milhão de dólares hoje ou, como alternativa, um dólar duplicado todos os dias durante 30 dias? O que você prefere? Nossa atitude diante de um problema, ou como reagimos a ele, é mais importante do que o incidente propriamente dito”

Pegue um papel e anote o número 1. Aa lado, anote a multiplicação dele por 2. Agora multiplique 2 por 2 e assim sucessivamente, até completar 30 multiplicações. Se você levar a brincadeira a sério, verá algo assim:

1 – 2 – 4 – 8 – 16 – 32 – 64 – 128 – 256 – 512 – 1.024 – 2.048 – 4.096 – 8.192 – 16.384 – 32.768 – 65.536 – 131.072 – 262.144 – 524.288 – 1.048.576 – 2.097.152 – 4.194.304 – 8.388.608 – 16.777.216 – 33.554.432 – 67.108.864 – 134.217.728 – 268.435.456 – 536.870.912

Que tal? Não interprete tudo isso como uma maneira fácil e rápida de enriquecer, mas como uma lição simples de atenção ao que você faz hoje. E, claro, como a certeza de que essas atitudes agora trarão consequências lá (ali) na frente. Joachim arremata:

“O importante é o que você faz com os recursos que tem hoje: como usa seus talentos, conhecimentos, personalidade, persistência, dinheiro e capacidade para resistir aos bombons. Não importa se sua meta é uma promoção, um carro, status de milionário ou a admiração dos colegas, o sucesso depende da sua habilidade de apreciar – mas não devorar – suas conquistas iniciais e de agir de maneira coerente com seus objetivos”

Estratégias simples
O livro descreve, através de curtas perguntas, um guia simples para facilitar o controle das finanças e a busca pelo sucesso. Respondê-las, no entanto, pode não ser tão fácil:

  • O que você precisa mudar?
  • Quais são seus pontos fortes? E os fracos?
  • Quais são suas principais metas?
  • Qual o seu plano?
  • O que você está fazendo para transformar o plano em ação?

Avaliação final
O livro termina com uma palavra forte e motivadora: perseverança! Não deixe para depois aquilo que você pode resolver agora. Sem pensar em auto-ajuda, encare essa afirmação como um sinal de que, lá na frente, aparecerão oportunidades importantes, que exigirão sua atenção. Se estiver ocupado demais, elas passarão. Insista! Não desista! Agora é hora das notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 8
  • Temas abordados: 8
  • Preço: 7,5
  • Média: 8,1

Que tal pensar mais em bombons? Leitura fácil, rápida e muito prazeirosa, O Motorista e o Milionário pode ajudá-lo a enxergar, no chocolate, aquilo que você deveria encontrar no espelho. Recomendo.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários