Home Carreira Será o fim da demissão sem justa causa?

Será o fim da demissão sem justa causa?

por Conrado Navarro
0 comentário

Dinheirama - Estrada para o futuro!A vida financeira de muitos trabalhadores depende de seu desempenho no trabalho e na função que exercem. Atitude também é um fator preponderante para ser bem renumerado e ter a chance de manter um bom emprego. Será que todos nós sabemos lidar com esse fato? Encaramos, todos, o sucesso no trabalho[bb] de forma honesta, séria e inteligente? Muitas vezes não!

A demissão sem justa causa ratifica o direito da empresa de liberar parte de seus funcionários, se assim o desejar. Mas e se a demissão sem justa causa fosse abolida, obrigando as empresas a demitir sempre alegando causa comprovada? Será que funcionaria? Você é a favor da proposta de impedir a demissão sem justa causa? Eu sou contra! Aliás, 70% dos usuários consultados em uma pesquisa também são contra a proposta. Seria essa mais uma proposta populista, caça-votos?

O Portal Administradores, um dos principais veículos on-line voltados à Administração de Empresas & Negócios, realizou, no último mês, uma enquete para avaliar a opinião de seus usuários sobre a proposta de ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que visa impedir o empregador de demitir o empregado sem justa causa.

Os resultados da enquete demonstram que os administradores estão preocupados com a possibilidade de êxito da proposta. 46% dos participantes se dizem totalmente contra, enquanto 23% são contra a proposta. Dos que apresentam opinião contrária, 15% se dizem a favor e apenas 13% são totalmente a favor. 4% dos participantes são indiferentes.

A questão gerou polêmica e foi discutida pelos usuários na comunidade de Administração do portal. Para o administrador João Luiz Moser, uma das conseqüências imediatas será uma diminuição no profissionalismo das organizações:

“Aqueles que não têm a mínima vontade de trabalhar terão seus diretos garantidos e não poderão ser demitidos”

Para a advogada trabalhista Anna Vita Vieira, o fim da demissão sem justa causa significaria o fim da autonomia do empregador ante o seu próprio negócio[bb], um retrocesso para o desenvolvimento empresarial brasileiro:

“Provar que um empregado foi despedido por justa causa é quase impossível com a nossa legislação trabalhista, pois o ônus da prova é sempre do empregador e os percalços são infinitos, pois as provas sempre serão contestadas e colocadas em xeque. Ao impor o fim da demissão sem justa causa, ao invés de coibir as despedidas e demissões sem fundamento, inibe-se a contratação de mais empregados, a diminuição do investimento de grandes empresas em nosso país, e, conseqüentemente, o aumento do desemprego e do trabalho informal”

4138 pessoas participaram da enquete. Segundo o administrador Leandro Vieira, editor do Portal Administradores, trata-se de uma amostra muito significante, onde aproximadamente 70% dos votantes são contra a proposta do Presidente Lula[bb]. Levando em consideração que o perfil dos participantes da enquete é formado por pessoas com amplos conhecimentos em administração de empresas e sobre o dia-a-dia das organizações, a proposta de acabar com a demissão sem justa causa representa um grande risco para o nosso país.

Coloque-se na pele do empresário, mas também do funcionário. O que é mais interessante? Vamos debater a questão? O artigo conta com dados divulgados pelo release sobre o tema divulgado pelo Portal Administradores. A questão é importante e merece nossa atenção. Obrigado, Leandro, pela condução da pesquisa e relevância do tema proposto.

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.